sábado, 29 de junho de 2013

A Capital do Forró!

   Oba, hoje tem post novo! Além de novo, ele é especial, pois foi feito por minha prima Vanessa Passos. Hoje é dia de São Pedro, então vamos dar continuidade aos posts juninos! Há alguns dias eu publiquei sobre o dia de São João, dizendo que a melhor festa é a de Campina Grande. Porém, há controvérsias! Minha prima, que é do Nordeste, apaixonada por lá e conhece bem suas festas juninas, alegou que a melhor festa é a de Caruaru, em Pernambuco. Pedi então que ela fizesse um texto mostrando seu amor por sua terra, e nos apresentando essa festa que eu ainda não tive o prazer de conhecer. Então, aí vai:
 

   Anarriê, anavantu...Quer ter um mês de junho inesquecível? Tenha como destino a cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco, conhecida também como a "Princesa do Agreste", "Capital do Agreste" e a "Capital do Forró". Esta é a melhor época para conhecer de verdade o que são festas juninas de tirar o chapéu, quem vai fica sempre com gostinho de quero mais.




   Toda festa junina que se preza não pode faltar às tradições que regem as comemorações: a fogueira é um dos símbolos marcantes, existem 3 tipos diferentes para cada santo homenageado: Santo Antônio, São João e São Pedro, é bonito vê-las fumaçando nas ruas das cidades; as principais comidas típicas são feitas com milho, pois é neste mês que ocorre a colheita; apresentações de quadrilhas, roupas quadriculadas e chapéu de palha, palhoças e diversas bandeirinhas coloridas, balões e enfeites como decoração. A região nordeste é a que mais comemora a festa junina.
  



   E o melhor de tudo...é ele, o forró! Quem não gosta de dançar agarradinho um forrózinho até o dia clarear ao som das belas canções do Rei do Baião, Luiz Gonzaga?
  




    Tem também as drilhas caruenses que arrastam multidões, são tradicionais blocos juninos que acontecem na cidade todo ano e desfilam pelas ruas. Caruaru é garantia de um bom forró e diferentes atrações culturais para moradores e turistas. São 30 dias de festa, mais de 200 shows, 39 eventos culturais e uma movimentação financeira de R$ 200 milhões.
  

    


   Por sua tradição, Caruaru atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes. Atenção o matuto e a matuta, peguem seu par e venham forrozar na capital do forró...
 

   


    Mas Caruaru tem mais a oferecer do que apenas fogueiras, forró e rojões. Uma dessas atrações é o Alto do Moura, bairro localizado a 7 km do centro de Caruaru que reúne tantos ateliês de artesanato que foi considerado o maior centro de artes figurativas das Américas pela Unesco. A feira de Caruaru, patrimônio imaterial do Brasil, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
    Impossível pensar em Caruaru sem se lembrar do Mestre Vitalino, o artista popular que tornou a cidade do Agreste pernambucano uma referência mundial em cerâmica figurativa.
  



 
   Então, gostaram? Obrigada pelo texto, Vanessa, minha primeira colaboradora! rs Quem sabe não teremos mais daqui a diante? Vou deixando vocês com ninguém menos que o rei do baião, citado no texto, Luiz Gonzaga, com Qui Nem Jiló, em homenagem a minha prima que está longe de casa, como Gonzagão ao escrever essa música.

Um comentário:

  1. Deu um bug no final da página (estão vendo essa faixa branca?) e tive que pôr esse fundo violeta para o texto aparecer...

    ResponderExcluir