terça-feira, 11 de junho de 2013

Indo de Trem

   Então, gente, fiquei de postar outra vez sobre trens, dessa vez falando dele como meio de transporte. Infelizmente no Brasil tiraram os trens de viagens. Aposto que as viagens eram mais curtas e agradáveis quando eles ainda existiam. E nada do trem Rio-São Paulo sair. Também não valeria a pena, seria mais caro que ir de ônibus, ou até de avião! Seria bom só para experimentar, principalmente para os que nunca viajaram de trem. Para ir à serra fluminense, por exemplo, tinha um trem que saía da zona portuária do Rio de Janeiro, onde se chegava de barco (acho que o trem saía mais para dentro, já na baixada). O trem era na beira d´água mesmo e levava até Petrópolis. Devia ser muito mais interessante, imagina! Agora só tem esse trem capenga da Supervia, que só leva até a Baixada. Ou trens de carga. Em Muriqui tem um que passa bem em frente à praia.

Trilhos pertinho da praia em Muriqui


   Lembro até hoje da primeira viagem de trem que fiz. Não foi bem uma viagem. Eu tinha 10 anos. Minha avó (de novo ela, rs) nos levou até Queimados para dármos nosso primeiro passeio de trem. Lembro que gostei. Enquanto que de navio viajei a primeira vez com 2 meses de idade e de avião com 6 meses. Pois é, sou viajada desde o berço, risos. A primeira road trip deve ter sido por aí também, até porque para visitar minha avó é uma viagem, rs. Viagem viagem mesmo de trem acho que foi só na França, de Paris até Angers, cidade onde mora a menina que morava comigo lá. As que fiz aqui no Brasil foram depois disso.
   Falando na França, a boa lá é mesmo viajar de trem. Eficientes, saem na hora (hora de deixar a brasileirice de lado e ser pontual, gente!), só no Sul da França que atrasa um pouquinho, e eles são tão legais que esperam até você correr para subir no trem. Mas no Norte é bem pontual. Tem o TGV, que é o trem de alta velocidade, que é o tem de viagens. E tem o TER, que é o trem que circula entre cidades próximas, para em cada uma delas e vai mais devagar. Custa mais barato também. É meio que nosso trem para ir para a Baixada, rs, só que bem melhor. Tem como fazer cartas de desconto, dependendo da idade ou se você viaja nos fins de semana, coisas assim. Mas vale a pena para quem mora lá mesmo, para quem vai passar só uma temporada, não, porque vale um ano e o abatimento acaba não pagando o valor da carta se você for ficar só um mês. O site é o seguinte: SNCF , tem até uma rádio legalzinha no site.
   Dependendo do trem que se pega, tem leito ou não. O leito em que dormi era uma cabine com seis camas beliches, bem apertadinha, e o banheiro era no corredor, comum a todos. Não sei como era na primeira classe. Alguns trens tem bar.

Foto da minha primeira viagem de trem



   Na Europa o trem é o melhor meio de transporte. Liga cidades e países, é rápido, limpo, eficiente e ainda dá para ver a vista. Não tem limite de malas, mas você que tem que se arranjar com as suas. As vezes falta espaço no bagageiro (que fica num corredor, além de ter um para mala de mão acima dos assentos). O trem que une o continente europeu à Grã-Bretanha é o Euro Star . Se na França você tem que ser pontual, nesse tem que chegar com pelo menos meia hora de antecedência. Eles são rígidos com horário e documentação. Fazem uma mini-entrevista antes de ingressar em terras inglesas. Mas é uma boa experiência atravessar o Canal da Mancha de trem, cuja travessia é subterrânea. Você não vê nada e sente uma leve pressão. Já na Espanha o trem é da Renfe. Peguei um trem noturno uma vez e não era leito, no máximo dava para inclinar um pouco a poltrona. Quem disse que eu dormi? Os assentos estavam virados para o lado contrário que o trem ia seguir, o povo lá dentro fez uma algazarra até chegar um cara da companhia e mostrar a todos como girar. Achei o povo bem espalhafatoso, rs. Já na Itália é o Trenitalia que opera. Achei os atendentes mal-educados, e pior, não falam inglês! Em um país cheio de turistas, em uma empresa de transportes de viagens como assim não falam inglês? Nem nas lojas dentro das estações. Uma dica: não pegue o trem para ir para Veneza no carnaval. O trem foi entupido, fomos em pé, ou melhor, sentados no chão, tinha gente espalhada por todos os cantos lá dentro. Fora o frio que estava fazendo, e o trem nada de ter aquecimento, ou estava quebrado, sei lá. A viagem ainda demorou mais que o normal, talvez devido ao número de passageiros. Chegando na estação em Veneza, mais uma fila gigante para guardar minha mala na estação. Ah, sim, esse é outro serviço que existe nas principais estações na Europa: você paga para guardar sua mala em um bagageiro, ora trancado, ora aberto, dependendo do tamanho da mala. Deixa a mala lá durante o dia todo e vai dar um rolé na cidade. Só tem que prestar atenção no horário que fecha para não deixar a mala pernoitar. Se a mala pernoitar, seria melhor ficar hospedado na cidade junto dela, né? É um ótimo serviço para visitar cidades pequenas, ou de passagem no meio do seu caminho para outra cidade.
   Fechando o post, outro serviço que conheci foi o de trens de Portugal, que lá eles chamam de comboio. O site: Comboios de Portugal. O bom é que, como o país é pequenino, se chega rápido de uma cidade à outra, mesmo indo de norte a sul.

   A pedido de um amigo, posto aqui um vídeo que fiz no trem que citei no outro post, ao bordo do Mediterrâneo. Olha que incrível a proximidade e a vista! (tentarei postar mais tarde, pois está dando erro!)

   Finalizando o post, a música do dia não poderia deixar de ser Encontros e Despedidas , da Maria Rita, que fala de trens, estações e despedidas. Bonne journée à tous!

2 comentários:

  1. Fiz a viagem Paris até a normandie. vale mto a pena conferir. É impressionante podermos despretensiosamente pegar o trem na estação Saint Lazare no centro de Paris e poder soltar no noroeste da frança, sem complicações!!! Bjos Diana

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  2. Agora tô vendo que minhas respostas não vieram para cá, deve ter ido para seu e-mail diretamente...então, leu sobre minha despedida?

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