sábado, 1 de junho de 2013

Riviera

   Bonjour!
   Gente, hoje o blog faz uma semana! Sei que é pouco, mas no começo a gente comemora cada data, né? É como quando um bebê nasce, que tem seu mêsversário até completar um ano, e só depois disso é que a comemoração passa a ser de ano em ano. Fica aqui 'meu' sorrisão por essa data:


Então, hoje vou falar de uma das melhores regiões do mundo, a Riviera Francesa. O que me inspirou foi o filme que vi ontem, Ladrão de Casaca (do original To Catch a Thief), do Alfred Hitchcock. Além de ser um gênio e só ter filmes bons, ficando difícil classificar qual o melhor (para mim acho que é Um Corpo que Cai, do original Vertigo), ele tem um estilo próprio que prende o espectador a cada minuto de filme. Apesar disso achei Ladrão de Casaca um pouco diferente, não parecendo muito um filme dele. Primeiro porque o filme se passa na paradisíaca Riviera (pelo que eu saiba não exatamente na francesa, mas em Mônaco), diferentemente dos locais inóspitos e bem ingleses (ou ainda americanos) em que normalmente são gravadas suas cenas. Além disso o suspense está presente, mas fica em segundo plano ao lado das tomadas em locais lindos, das cenas de romance e do charme dos protagonistas. Esses aliás são nada menos do que Cary Grant e Grace Kelly. Esse é o filme fatídico na vida de Grace Kelly - foi durante as gravações que ela conheceu o príncipe Rainier de Mônaco, com quem se casou e passou do status de atriz de sucesso a princesa de um principado super chique, olha que diva que ela é! Além disso há cenas em que ela dirige velozmente pelas estradas tortuosas de Mônaco, cena que se repetiu na vida real e que causou sua morte. Então, mais do que Hitchcock, para mim esse é um filme Grace Kelly.






    Essa foto aí de cima é a cena em que ela e Cary Grant saem juntos do hotel para irem à praia. Ela passa e, não sei se foi combinado ou não, todos passam olhando para ela. Por que disse que não sei se foi combinado ou não? Porque ela está simplesmente deslumbrante! Além da sua beleza natural, ela está com esse conjunto lindo e original, além desse chapéu super classe. Normal que passasse e provocasse reações, olhares, mesmo no crew do filme. Como disse meu amigo que assistiu o filme comigo, "Você pode até se vestir bem, mas nunca será Grace Kelly!" Com certeza! Cary Grant também é lindo e charmoso, ainda mais nesse papel, chamado de "o Gato". Não por motivos no qual aqui o chamaríamos assim, mas por subir em telhados e agir silenciosamente, como um gato.

   E a Riviera, onde fica nessa história? Bom, como o post já está grande e Grace Kelly o ocupou quase todo, risos, vou apenas comentar vagamente sobre a Riviera. Em algum outro momento eu posto com mais detalhes sobre cada cidade.
   Então, para começar, chamar a região de Riviera é tão americano! French Riviera, como nos filmes ou falado pelos estrangeiros de países de língua inglesa. Na França a região se chama Côte d´Azur, nome que eu acho muito mais bonito, chique e explicativo. Mas, como abrange também o pequeno principado de Mônaco, vizinho à Côte d´Azur e à Itália, não podemos chamar toda a região de Côte d´Azur.
   Foi lá que peguei um dos trens mais bonitos, senão o mais bonito que já vi. Como assim um trem bonito? Na verdade não é exatamente o trem que é bonito, e sim a vista do seu trajeto. O trem vai pela costa, e como tem muitas regiões mais altas, ou bem à beira da praia mesmo, a vista é durante todo o percurso do belíssimo mar Mediterrâneo. Nunca fiquei tão admirada e tão feliz em um passeio de trem. Mesmo se eu não descesse em cidade nenhuma, só o passeio já valeria a pena. Fui de Marseille até Nice, de Nice até Mônaco em um dia e em outro de Nice à Saint Raphael, tudo isso pela costa. Falando em trem, deixo aqui a ideia para meu post de amanhã, já falei de trem, mas como passeio turístico no Brasil, falarei depois como transporte mesmo. Uma vez li um artigo em um site que falava sobre os trens com as melhores vistas no trajeto. Se eu achar de novo, posto aqui.

Vista da janela do trem costeiro

   Da Região dos Lagos para a Côte d´Azur! haha Se bem que tem suas proximidades, que falarei em algum outro dia.
   Vou deixando vocês com essa musiquinha gostosa sobre essa região, ou melhor, sobre uma vida de sonhos, traduzida por Riviera Life, da Caro Emerald.
   Bon weekend!

Nenhum comentário:

Postar um comentário