segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia de São João!

   Anarriê! Não poderia deixar passar o mês de junho sem falar sobre essas datas, não é? Mesmo se você não for católico, provavelmente foi convidado ou está planejando ir em uma festa junina. No mínimo sabe da existência das datas. Originalmente as festas foram criadas nos países do norte para comemorar o solstício de verão, já comentado aqui, que começa no dia 21 de junho. Era a época das colheitas. Depois a Igreja Católica se apropriou da época e aproveitou para comemorar os dias de seus três santos: Santo Antônio (dia 12 de junho), São João (hoje, dia 24 de junho) e São Pedro, no dia 29 de junho. As festas comemorativas acontecem em clubes, igrejas, festa de rua, condomínios, escolas...começam mais ou menos nessa data e se estendem muitas vezes até o mês de agosto.

Decoração da última festa junina em que fui

   Já fui em muitas festas juninas, adoro, principalmente as de rua ou do interior, como falava uma vizinha minha na última festa junina em que fui, nesse fim de semana. Mas creio que nunca tenha ido em uma festa clássica, de lugares como Campina Grande, onde ocorre, dizem, a melhor e mais original festa junina do Brasil. Já fui em festas no interior, e foram bem originais, com fogueira de verdade, frio de verdade à noite (nos fazendo ficar perto da fogueira), muita dança e brincadeiras. Além das roupas e comidas típicas. Quem não gosta de um quentão, uma canjica, um milho verde? E a quadrilha? Em festa de colégio acontece direto. Não sei hoje em dia, mas até meu 3º ano do Ensino Médio fazíamos quadrilha. Eu fui até o padre em uma delas, em que invertemos os papéis - as mulheres se vestiam de homem e homens de mulheres. Eles adoram, já repararam? rs. Já fui noiva, convidada e juíza. Faltou ser a amante, quando ela está presente na estória.

Uma das primeiras festas juninas da minha vida!
   Então, aproveitem essa época para curtirem as festas por suas cidades, ou organizem uma festa. No prédio ou empresa de vocês. No final é sempre divertido.

Arrasei na quadrilha da empresa em que eu estagiava. Fui até foto de capa no jornal da empresa.
   Portanto, vocês que estão no Brasil, aproveitem essa época. Lá fora nessa época há outros tipos de festa, como a Festa da Música, da qual falei esses dias, mas não há festa junina...não sei se tem em Portugal. E, você que vem de fora, não deixe de conhecer essa representação da nossa cultura. Isso sim é Brasil de verdade.
   Vou deixando vocês com mais uma música para celebrar (tardiamente) o outono, Folhas Secas, de Nelson Cavaquinho. E, com mais uma imagem da nossa diva, dessa vez vestida de caipira. À demain!

Bardot de menina do interior



Nenhum comentário:

Postar um comentário