segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Vivre en France...

Vivre en France est...Viver na França é...
No melhor estilo "Amar é...", pensei nesse post como uma listagem de como é, ao meu ver, a vida na França...
A música para embalar o post só pode ser Douce France, de Charles Trenet, que eu fiquei surpreendida que ainda não tinha postado aqui, fui até conferir. Tenho um amigo que quando sente falta da França natal dele, diz que sente saudades da sua douce France. Com toda a razão.

Então, c´est parti? (vamos começar?)

Morar na França é....

-Sentir o aroma das árvores, que não são as mesmas daqui do Brasil, nem do hemisfério sul, nem mesmo de outros países da Europa. A França tem cidades bem arborizadas, então não sentir o aroma delas é viver trancado no apartamento. Ah, sim, porque quando eu morei em casa em plena cidade eu sentia os aromas e sons dos pássaros do meu jardim...maravilha!

Meu Jardin de Monet particular

- Valorizar a vida ao lado de fora. Sim, porque francês que é francês adora passear em um parque numa tarde preguiçosa, ou depois do trabalho...coisa que no Brasil é considerado até meio brega, na França tá sempre em alta.

Jardin des Tuileries em Paris



Viver ao ar livre!

- Ler. No parque. No metrô. Em casa. Simplesmente ler. Porque aqui todo mundo lê. Alguns fingem que lêem no metrô para ninguém puxar papo com ele, mas a verdade é que todo mundo leva seu livrinho e na primeira oportunidade tá lendo, seja onde for.


- Fazer pique-nique. Não apenas o clássico pique-nique no parque, com direito à toalha quadriculada no gramado, mas eles chamam tudo de pique-nique. É só comprar seu sanduíche, pizza, o que for, mas que não seja em casa ou no restaurante. Algo bem improvisado se torna pique-nique. Tem até o verbo piqueniquer. Quando se reúnem para beber dessa maneira informal também é chamado de pique-nique. Então, na França fique pronto à piqueniquer!

Pique-nique nas bordas do Canal de L´Ourcq

-Improvisar. Não, os franceses não são tão formais quanto se imagina. Eles são reis na improvisação. Festa francesa, mesmo quando não é improvisada, tem ares de ser. Festinha na casa de alguém é coisa mais fácil de se ver. É só reunir uma galera, comprar bebidas e...voilà! Vira festa.
-Economizar. Ao contrário do Brasil, na Europa em geral as coisas são bem mais em conta. Então francês não está acostumado a gastar muito, pois não vê preços exorbitantes na frente. Nem tem mania de compras como brasileiro, que vai ao exterior para comprar. Lembro que ia numa piscina que custa 2 euros a entrada. As pessoas que estavam comigo me deram bem a dica de levar um cartão de descontos que algumas pessoas recebem para pagar apenas 80 centavos no lugar de 2 euros. 1,20 euros conta para eles
- Ter classe. Francês tem classe, que é inclusive uma expressão bem usada lá. Seja na forma de se vestir, de falar baixo e sem tocar a outra pessoa, seja no próprio idioma. Ter classe não significa ter coisas caras, e sim ser educado, na sua e, de certa forma, elegante. Cheio de non-chalance!

La classe!

- Se vestir bem. Roupas boas, baratas e caras, é artigo fácil de se achar na França, aliás, país conhecido pela moda. Seja qual for o estilo da pessoa, dos mais clássicos (tem muitos jovens clássicos) aos mais esportivos, saber se vestir bem é algo bem francês. Sem nossa ostentação brasileira. Longe disso.


Vou finalizar por aqui, já deu um sacré post! À la prochaine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário