sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Jardins Parisienses

Bonjour! Vamos às novidades de hoje? Primeiramente eu fiz uma playlist de Músicas do Blog, ou melhor, coloquei apenas as músicas francesas ou que falam da França, para ficar bem típico mesmo. Em segundo lugar, como ontem falei do Louvre, encontrei essa listinha Das 10 exposições do momento em Paris. Assim continuamos nosso assunto e nossa cidade do momento.
Sexta-feira foi dia do Louvre. Sábado foi dia de passear livremente pelas ruas parisienses. Isso me lembra, além do comercial Miss Dior Chérie apresentado no post Aquele dos Cinquenta, o comercial Parisienne, da Yves Saint Laurent. Falando em YSL, esse virou filme, aliás, dois filmes, um com as roupas originais dele, e outro com réplicas feitas por um estilista.
Voltando para as ruas parisienses, começamos pelos jardins próximos à antiga casa de um antigo amigo meu, no 13ème. Passamos pelo Jardin des Grands Explorateurs, que homenageia Marco Polo e Robert-Cavalier-de-la-Salle. O primeiro atravessou a Ásia, o segundo parcorreu a América do Norte. Vejam como é bonito, como um bom jardim parisiense:



Ruas do 13ème arrondisement
Em seguida fomos a outro jardim, esse mais famoso, o Jardin du Luxembourg. Foi criado no início do século XVII por Marie de Médicis. Vejam que delícia é passear por ele, ler um livro lá, apreciar a paisagem...

Aléia de árvores no Jardin du Luxembourg

Estátua da deusa Diana, a caçadora

Pessoas lendo ou pegando sol no jardim

Leitura, bains de soleil e promenades

Fonte Médicis

Estátua da Liberdade

Além de ter uma estátua da liberdade no 16ème, numa ilhazinha dentro do rio Sena, tem essa no 14ème. O bairro abrigada ainda o pequeno panteão que aparece numa das primeiras fotos e a Torre Montparnasse, que é a mais alta de Paris, da qual vamos falar uma próxima vez.

Apenas com esses dois jardins o post já está grande, então vamos acabar por aqui. Vou indicar um livro que comprei na livraria do Museu Marmottan Monet, no 16ème. Sobre Jardins parisienses, mas como não estou achando, fica só essa indicação informal por enquanto. A chanson du jour é outra do ótimo último álbum da Zaz, chamado "Paris", e se chama Sous le Ciel de Paris, ou "sob o céu de Paris", em bom português. Tudo a ver com o post de hoje, não é? Salut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário