sábado, 15 de novembro de 2014

Viagem por...Rennes

Agora sim! Começando nossos posts sobre viagens...algumas cidades, em especial Paris, acho que vai dar mais de um post, de tanta coisa que tem a se visitar lá. A ordem vai ser meio aleatória para vocês, mas para mim tem uma ordem, dos arquivos que tenho aqui no meu computador.
Vamos começar por Rennes! Minha cidadezinha, como eu gosto de falar, cidade que me acolheu com tanto carinho, não podia começar por outra! Um vídeo que acho bem legal é na SNCF, empresa de trens franceses, que faz vídeos e reportagens turísticas bem legais em seu site. Esse está em francês, é o Rennes, capital da Bretanha. Então, como o vídeo diz, Rennes é a capital da região Bretagne, ou, em português, Bretanha. Tem aproximadamente 500 mil habitantes, o que no Brasil é considerado pequena, mas na França chega a ser uma das maiores cidades, como eu disse, capital de uma região (o equivalente a nossos estados).
Uma boa maneira de visitar a cidade é de bicicleta. Como já disse em um post, em Rennes tem o Le Vélo Star, bicicleta que alugamos por até uma meia hora gratuitamente, ou por um aumento de 1 euro por hora suplementar, ou ainda, se pago por 24h de uma única vez, sai por 1 euro. Uma boa ideia, não é? Ainda mais numa cidade repleta de pistas ciclistas.
Um lugar legal a visitar é a Place du Parlement. Localizada no centro da cidade, entre République e Sainte Anne, a praça volta e meia abriga um evento, como espetáculo de luzes no verão ou no inverno, próximo ao Natal. Além disso, é uma praça bonita, com a arquitetura clássica que ocupa parte de Rennes.
Ali pertinho, na Place de la République, está o Jardin des Plantes, não como o de Paris, mas com vasos de plantas colocados pelos próprios moradores. Legal que ninguém mexe, vandaliza ou rouba, eles estão sempre lá. Ao longo do quais da République, que é a rua na beira do rio, há prédios interessantes, além de um bom comércio, com lojas de viagens, de sapatos, de roupas, como a Galeries Lafayette, entre outras legais.

Edifícios clássicos no Centre Ville

Quais da République
Uma vez em Rennes (dica do vídeo), não deixe de provar a típica galette saucisse, que é uma espécie de crêpe (lembrando que na França crêpe é doce e galette é o salgado) com salsicha bretã. Há várias crêperies espalhadas pela cidade.
Aí chegamos ao coração da cidade, a Place Sainte Anne. Cheia de bares e edifícios em columbage, ou melhor, feitos de madeira como estrutura, no maior estilo idade média.


Não apenas na Place Sainte Anne em si, mas percorrendo o vieux Rennes, vê-se a casa mais antiga de Rennes e esse tipo de arquitetura.
Rennes é conhecida por ser cidade universitária. Então sua vida noturna é bem agitada. Na Rue de la Soif, ou "rua da sede", ao lado da Place Sainte Anne, é o reduto de jovens e pessoas que querem conhecer a vida noturna de Rennes. De pouco movimento durante o dia, todos os dias da semana à noite, em especial Às quintas à noite, fica bem agitada com pessoas ocupando além dos bares, as ruas. Isso se estende para as ruas ao redor, como a Place Saint Michel, entre outras.

Place Saint Michel à noite

Tenho mais coisas para falar sobre Rennes, mas como o post já está grande, vou deixar para um próximo.
A chanson du jour vai ser Tri Martolod, do bretão Alan Stivell, que canta em bretão mesmo, língua típica da região mas pouco falada hoje em dia. Salut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário