Vamos começar por Rennes! Minha cidadezinha, como eu gosto de falar, cidade que me acolheu com tanto carinho, não podia começar por outra! Um vídeo que acho bem legal é na SNCF, empresa de trens franceses, que faz vídeos e reportagens turísticas bem legais em seu site. Esse está em francês, é o Rennes, capital da Bretanha. Então, como o vídeo diz, Rennes é a capital da região Bretagne, ou, em português, Bretanha. Tem aproximadamente 500 mil habitantes, o que no Brasil é considerado pequena, mas na França chega a ser uma das maiores cidades, como eu disse, capital de uma região (o equivalente a nossos estados).
Uma boa maneira de visitar a cidade é de bicicleta. Como já disse em um post, em Rennes tem o Le Vélo Star, bicicleta que alugamos por até uma meia hora gratuitamente, ou por um aumento de 1 euro por hora suplementar, ou ainda, se pago por 24h de uma única vez, sai por 1 euro. Uma boa ideia, não é? Ainda mais numa cidade repleta de pistas ciclistas.
Um lugar legal a visitar é a Place du Parlement. Localizada no centro da cidade, entre République e Sainte Anne, a praça volta e meia abriga um evento, como espetáculo de luzes no verão ou no inverno, próximo ao Natal. Além disso, é uma praça bonita, com a arquitetura clássica que ocupa parte de Rennes.
Ali pertinho, na Place de la République, está o Jardin des Plantes, não como o de Paris, mas com vasos de plantas colocados pelos próprios moradores. Legal que ninguém mexe, vandaliza ou rouba, eles estão sempre lá. Ao longo do quais da République, que é a rua na beira do rio, há prédios interessantes, além de um bom comércio, com lojas de viagens, de sapatos, de roupas, como a Galeries Lafayette, entre outras legais.
Edifícios clássicos no Centre Ville |
Quais da République |
Aí chegamos ao coração da cidade, a Place Sainte Anne. Cheia de bares e edifícios em columbage, ou melhor, feitos de madeira como estrutura, no maior estilo idade média.
Não apenas na Place Sainte Anne em si, mas percorrendo o vieux Rennes, vê-se a casa mais antiga de Rennes e esse tipo de arquitetura.
Rennes é conhecida por ser cidade universitária. Então sua vida noturna é bem agitada. Na Rue de la Soif, ou "rua da sede", ao lado da Place Sainte Anne, é o reduto de jovens e pessoas que querem conhecer a vida noturna de Rennes. De pouco movimento durante o dia, todos os dias da semana à noite, em especial Às quintas à noite, fica bem agitada com pessoas ocupando além dos bares, as ruas. Isso se estende para as ruas ao redor, como a Place Saint Michel, entre outras.
Place Saint Michel à noite |
Tenho mais coisas para falar sobre Rennes, mas como o post já está grande, vou deixar para um próximo.
A chanson du jour vai ser Tri Martolod, do bretão Alan Stivell, que canta em bretão mesmo, língua típica da região mas pouco falada hoje em dia. Salut!
Nenhum comentário:
Postar um comentário