domingo, 23 de novembro de 2014

Sur le Bord de la Seine

Olá! Continuando nosso passeio por Paris, outro caminho gostoso de se fazer ao ar livre é passear ao longo do rio Sena. Talvez não todo, pois ele corta Paris de leste a oeste, dividindo em Rive Gauche e Rive Droite (algo como margem direita e margem esquerda), como vocês podem ver pelo mapa:

Nós descemos até chegar na Avenue Champs Elysées, da qual vocês já devem ter ouvido falar. Vejam como é bonito:


Uma outra maneira de passear ao longo do rio Sena é fazer um passeio de barco. Um deles é o Vedettes du Pont Neuf, que, como o nome diz, sai de perto do Pont Neuf (ponte nova) e custa no máximo 10 euros, dependendo do horário do passeio. Não vai ao longo de todo o rio em sua extensão em Paris, se limitando às áreas centrais, que são as mais turísticas mesmo, como a Catedral de Notre Dame e o Museu d´Orsay, a prefeitura, entre outros.
Vamos continuar com as belas fotos dessa promenade?


Algumas pessoas moram em casas-barco dentro do rio Sena, bem ao estilo Amsterdam. Eu conheci um menino que morava em um desses barcos, queria me convidar para ir lá mas a minha antiga flatmate ficou dizendo que isso na França não se fazia, e bla bla bla...como não tive oportunidade de revê-lo, só visitei uma casa-barco mesmo em Amsterdã, em um museu que é casa-barco.

Casa-Barco-Museu em Amsterdã
Outro meio de atravessar o rio Sena, ou la Seine, é o Batobus. Uma espécie de, como o nome diz, ônibus-barco, se compra um bilhete para um dia inteiro e se pode ir descendo de estação em estação. Eu peguei, desci em poucas estações e fiquei fazendo um passeio de barco para curtir o fim de tarde ao bordo desse rio. O pôr-do-sol lá é lindo! Vi tanto a pé quanto de dentro do barco. Ah, eu parei no Jardin des Plantes, do qual falei para vocês no post Viagem por...Rennes, mas fiquei meio decepcionada, dei uma volta rápida por lá e já peguei logo de volta o barco. Para os moradores de Paris que possuem o cartão do metrô parece que o barco é de graça (passando, claro, o cartão).
Uma atração ao bordo do rio Sena são suas pontes. Chamados de Ponts, um dos mais famosos é o Pont des Arts, onde se penduram os cadeados do amor.

Outro famoso é o Pont de l´Alma, onde Lady Di morreu tragicamente em 1997. Essa ponte fica no 16ème e não é muito visitada, aliás, é saída do fatídico túnel.

As pontes são aliás um espetáculo a parte, uma mais bonita ou guardando uma história diferente da outra. Tanto é que muita gente para nelas, tira foto, etc. Tenho uma ex-colega de faculdade que tirou fotos de casamento na Pont des Arts, e nela colocou um cadeado. E, voltando aos barcos, tem gente que faz casamento neles, já vi vários passando, às vezes até com dois barcos para poder abrigar todo mundo.
Se encontra um pouco de tudo ao longo do rio Sena, como esse teatro:

Dá para se andar pertinho da água, inclusive quando tem maré alta essa área fica toda inundada:

E fomos assim até chegar à Torre Eiffel, olha que beleza é ela ao pôr-do-sol, vista da borda do rio?


Última ponte do dia: nossa última parada para chegar na Torre Eiffel. Que aliás, é linda de dia e de noite, mas isso é assunto para um outro post. Vou deixando vocês com a música do dia La Seine, de Vanessa Paradis (enfim aqui!) e M. Curtam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário