segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Água na Boca

Olá! Prometi um post sobre pratos franceses, e voilà!
Vamos fazer uma pequena viagem por alguns pratos experimentados ou preparados por mim na França.
Lembrando que na França geralmente se come como nos restaurantes, mesmo em casa (mas geralmente quando se é jantar com amigos, namorado, ou seja, com visita), ou seja, com pão, entrada, prato principal, queijo e/ou sobremesa, acompanhado de água (sim, eles comem tudo com água!) ou um vinho tinto, branco ou rosé ou ainda sirop, que é xarope de alguma fruta misturado com água.
Uma vez a menina que morava comigo fez um jantar delicioso típico da Bretanha, do qual eu falei aqui no post Viagem por...Rennes, a galette, que é o crepe salgado, com massa de farinha escura, mais grossa que a do crepe. Olhem o resultado:

No caso ela fez uma galette (comprou a massa pronta) com queijo, tomate e presunto, com um pouco de salada para acompanhar. Eu sou fã mesmo é da versão doce, o crepe. Esse comemos no restaurante Au Jardin des Saveurs, em Rennes, muito bom, aliás. Acompanhado de uma boa cidra bretã, é mais do que o ideal:

Crêpe de limão

Crepe de chocolate
O primeiro era um belo crepe de limão, com marshmallon, sorvete de limão e geléia de limão, muito bom. Mas confesso que esse de chocolate abre mais os olhares, olha essa calda, meu Deus!

Um café da manhã na França tem que ter a famosa baguette, além, claro, de um bom café ou café au lait.

Para o almoço, que tal um croque monsieur? É uma espécie de misto francês, só que mais gostoso, com bastante queijo por cima. Confiram:

Croque monsieur
Há ainda o croque madame, com ovo por cima de tudo, também delicioso. O refrigerante Orangina, na foto, é típico francês, e muito consumido por lá. Como o nome diz, é de laranja (do francês orange).
Se não tiver tempo e quiser uma comidinha mais rápida, há a versão francesa do Mc Donald´s, o Quick.

Almoço no Quick
Para a sobremesa, que tal um doce francês? Essa é minha parte favorita, pois adoro doces, e como os franceses não tem igual! Iguarias finas e lindas! Confiram alguns:

Acima, sorvete com forma de flor na rue Moufettard em Paris. Abaixo, charlottes, tartelettes e éclairs em uma pâtisserie na mesma rua. Lindos, não é? No Brasil, no post de ontem falei de docerias e padarias no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Recife, dêem uma olhada: Culinária França-Brasil.
Eu tentei fazer uns macarons, espécie de biscoito com massa de amêndoas e corante, dando cores bem fortes a ele, em casa. Ficou gostoso, com massa que um amigo meu comprou para mim, mas a forma não ficou legal...

 
Macarons de framboesa feitos por mim
 Olha como deveriam ficar:


Lindos, não é? Ainda em Paris, é super charmoso comer ou beber em uma terrasse, que para nós simplesmente são as cadeiras na calçada, ou na varanda.


Seja de dia ou de noite, para comer ou beber, uma terrasse é esperada ao longo do ano, pois quando faz frio ou chove, ninguém quer ficar lá fora, não é?
E, para finalizar o post, que tal uma bebidinha? Um Monaco? É cerveja com xarope de frutas, que dá essa cor avermelhada a ele. Confiram:

Monaco
A música que tem tudo a ver com o post é L´Eau à la Bouche, ou melhor "água na boca", de Serge Gainsbourg. Bon après-midi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário