sábado, 29 de novembro de 2014

Torre Eiffel

Olá! Dia triste para o Brasil, com a morte de Roberto Bolaños, o eterno Chaves. Será que dessa vez é verdade? Já houve vários boatos da morte dele...
Voltando ao nosso passeio por Paris, estávamos na borda do rio Sena em direção à Catedral Notre Dame, e, após visitá-la, fomos em direção à Torre Eiffel, que estávamos vendo de longe, como vocês podem ver no post Sur le Bord de la Seine. Anoitecendo, vimos o belo pôr-do-sol parisiense com o símbolo de Paris e de toda a França se iluminando conforme o dia virava noite. Coisa mais linda! Se tiverem a oportunidade, passem o pôr-do-sol vendo a torre Eiffel, ou em cima dela, como eu também tive a oportunidade de estar. Hoje vou mostrar apenas como é de baixo, é um post de muitas imagens. Passeio, claro, obrigatório em Paris.






A torre Eiffel fica com as cores da bandeira da França, e, a cada hora batida, ela fica brilhando e piscando como se fosse cintilante, como nessa última foto. Eu acho lindo, mas tem gente que acha horrível, como essa personagem filha do namorado da Carrie em Sex and the City - Carrie em Paris.
A Torre Eiffel não é bela apenas com suas luzes, mas de dia também, como vocês podem ver:



Ela é enorme, vendo de longe nem parece muito, mas estando lá embaixo dela, é outra sensação. E, nos jardins do Champs de Mars, em frente à torre, há esculturas pedindo paz. Não sei se ainda estão lá, mas pareciam fazer parte do jardim.

Paz em várias línguas! Então, paz para o Chavinho do oito, paz para todos! Paix! Vou deixando vocês com a música do dia, provavelmente a mais antiga que vamos ter aqui, falando sobre a construção da torre e feita na época da construção, La Tour Eiffel, de Marguerite Deval, de 1900! :O

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Little French World

Bonjour! Em Paris, para a 12ª Frimousses des Créateurs, feita para a Unicef, o tem a de ópera inspira 85 bonecas de coleção assinadas por grandes nomes da moda. A operação foi lançada para vacinar crianças de Darfour e contou com a presença de nomes como Jean-Claude Jitrois, Chantal Thomass e Christian Lacroix. Conscientes da atividade - conseguir vacinar 300 mil crianças, o que necessita atingir 200 mil euros com as vendas no último 24 de novembro, os criadores foram associados a alguns artistas, fotógrafos e artistas plásticos que propoem obras em duas dimensões. Para ver algumas das bonecas: Bonecas de cera, bonecas de pano. Isso me faz pensar numa música, Poupée de Cire, Poupée de Son, de France Gall, mais uma música antiga para nossa lista.

 E, já que estamos falando de crianças e seu mundinho de bonecas e brinquedos, e falamos também da Champs-Elysées no post Pós no Exterior, vou mostrar para vocês uma loja muito legal que tem lá - a loja da Disney! São dois andares de sonhos...infelizmente não tirei foto dentro da loja, mas do exterior já dá para ver como ela é legal:


Mais legal do que visitar a loja da Disney é ir na própria Disneyland de Paris, que na verdade é nos arredores de Paris. De 9 de novembro a 7 de janeiro é Natal por lá! Já imaginaram um parque com tema de Natal, e realmente fazendo frio?
Há também outro parque legal, de um personagem francês, ou melhor, gaulois! É o héroi Astérix e seu companheiro de aventuras Obélix, com o Parque Astérix, fechado nessa temporada de inverno, abrindo apenas em abril, por ter muitos brinquedos de água. Infelizmente não conheci nenhum dos dois parques, mas tenho amigos que conheceram e me falaram deles. Para quem conhece a Disney original, não vale muito a pena ir à Disney francesa, pois é bem menor, com menos atrações e só dois parques contra vários da Disney americana. Tentei lembrar de outras atividades infantis em Paris, mas não consegui. Ah, sim, tem os parques de atrações que geralmente abrem no verão, não apenas em Paris. Além, claro, de vários parquinhos dentro de parques maiores, como esse no Parque La Vilette:

Parque La Vilette

  
Parquinho no Parc la Vilette
Parque de Diversões em Rouen

Além dos brinquedos clássicos, há ofertas de comidinhas, algumas que lembram nossa festa junina, como a maçã-do-amor, outras em um estilo antigo, muito charmoso:


Quanto aos brinquedos, alguns fazem referências a lugares, como as gélidas montanhas de Chamonix ou o nosso Brasil tropical:


O importante mesmo é se divertir! Até mesmo os adultos vão em brinquedos que no Brasil são considerados de crianças, como o carrossel:


E, não se esqueçam de jogar o lixo no lixo, crianças! ;) À plus!


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pós no Exterior

Salut! Hoje o dia é informativo, porque achei várias notícias que podem interessar a vocês.
Primeiro, sobre estudos na França, ou até mesmo em outros países. Começou a época das inscrições, ou essas serão em breve, logo que começa o mês de dezembro. Nos dias 1º e 2 de dezembro, por exemplo, há um encontro com algumas faculdades francesas na cidade do Rio de Janeiro. Para saber mais: Encontro França-Brasil. Já em São Paulo o encontro acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, como podem ver no link a seguir: Feira Gratuita para Estudar na Europa. Como podem ver, a reportagem fala de outros países além da França, portanto serve a mais gente que nosso público aqui do blog. E, se seus planos são fazer uma pós-graduação na Europa, aqui vai mais uma reportagem sobre o assunto, com os Cursos de pós mais procurados da Europa. Tem ainda os antigos posts como Intercâmbio na França ou Mestrado na França, os dois com dicas minhas para se fazer intercâmbio ou mestrado nesse país tão querido. Caso o que interessa a vocês é uma pós no exterior, não necessariamente na França, há essa página facebook de Pós no Exterior para acompanharem.



Outro site legal que achei foi o Expatistan, que calcula o custo de vida comparando duas cidades, por exemplo, a cidade em que se mora agora e a cidade onde se pretende morar, para ver qual delas tem um custo de vida mais ou menos elevado. Eu comparei Rennes, minha cidade na França, com o Rio de Janeiro, minha cidade natal, e deu que Rennes é 8% mais barata que o Rio. Achei erros, por exemplo, o transporte, que é bem barato em Rennes, ficou com uma diferença de 0%. Mas acho que eles consideram a moeda e tudo. O site é colaborativo, ou seja, a opinião dos usuários sobre as cidades é que mostra esses índices.
Outras notícias não dizem respeito à pós ou cursos no exterior, mas a jardins que parecem pinturas. Remetendo ao nosso post Jardins Parisienses, Jardins no mundo que parecem pinturas conta com a presença dos jardins de Versalhes e do jardim de Monet, um pequeno sonho em Giverny.
E os trens que ligam o continente, em território francês, à Inglaterra serão remodelados em 2015. Aqui vai uma amostra de como ficarão: Trens Eurostar.
A última notícia é a proximidade do Natal! Sim, esse já está vindo com tudo! E a Avenida Champs-Elysées já está vestida para o Natal, como podem ver nessa reportagem! Essa grande avenida turística e também símbolo de Paris está enfeitada para essa bela época do ano. Essa então vai ser a chanson du jour, Champs-Elysées, de Joe Dassin. Continuando nosso passeio por Paris, que virá em um próximo post. Ciao!

Já é Natal no blog!


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Sincretismo Religioso: do Mundo Árabe à missa em Notre Dame

Bonjour! Falando de barcos e do rio Sena, lembrei desse clipe da Brigitte Bardot, Un Jour Comme un Autre, cuja música é triste, assim como o passeio, apesar de mostrar pontos (e pontes) bonitos de Paris. Vai ser nossa música do dia.
Continuando nosso passeio por Paris, nós saímos dos jardins do post Jardins Parisienses e fomos em direção ao Institut du Monde Arabe, no 5ème arrondisement (os arrondisements, espécies de bairros, são circulares, por isso se passa do 14ème ao 5ème com essa facilidade)

Os 20 arrondissements de Paris

 O Institut du Monde Arabe, como o nome diz, tem exposições sobre o mundo árabe, cuja imigração é grande na França. Seus painéis para melhor captar a luz do dia foram feitos pelo arquiteto Jean Nouvel, mas parece que não funcionam como o esperado. De qualquer maneira, o resultado é bom:



Acabou que fomos apenas conhecer o edifício, sem ir à exposição, e fomos no café no terraço, que tem uma vista magnífica beirando o rio Sena (ainda ele), de onde se vê a Catedral de Notre Dame, nossa próxima parada. Tomamos um chá delicioso antes de descer.

Rio Sena

Catedral de Notre Dame
No fim de nossa visita, nos deparamos com essa placa:

"O valor do homem reside no melhor dos seus atos"
Do 5ème rumo ao 1er arrondisement. A Catedral Notre Dame (Nossa Senhora) de Paris foi construída no período gótico, ou seja, na Idade Média, e recebeu adições de Violet-le-Duc alguns anos depois. É também personagem principal do querido (na França) escritor Victor Hugo, no seu romance de nome homônimo "Notre Dame de Paris", conhecido aqui pela história do Corcunda de Notre Dame.



A Catedral é belíssima, por fora e por dentro. Não é a tôa que é tão visitada, tão famosa e tão discutida nas faculdades de Arquitetura. O problema é que se localiza numa praça cheia de gente e de...pombos! Muuitos pombos, como vocês podem ver na foto seguinte:

Argh!


Problema nas grandes metrópoles, esses pombos se proliferam ainda mais com pessoas que vão à praça os alimentar. Voltando à Catedral, entrando lá dentro é a coisa mais linda, com seus vitrais coloridos que contam alguma passagem da Bíblia, além de velas de rezas, velas para Nossa Senhora...



Muito bonito, não é? Como essa primeira visita que fiz à Catedral foi no meio de uma missa, e tivemos então que passar em torno dela, o meio só sendo permitido para quem estava assistindo à missa, com fotos proibidas. Vejam o vídeo que fiz da Missa em Notre Dame, esse e o seguinte na minha lista de vídeos do Youtube. Vou deixando vocês por hoje, à la prochaine!

domingo, 23 de novembro de 2014

Sur le Bord de la Seine

Olá! Continuando nosso passeio por Paris, outro caminho gostoso de se fazer ao ar livre é passear ao longo do rio Sena. Talvez não todo, pois ele corta Paris de leste a oeste, dividindo em Rive Gauche e Rive Droite (algo como margem direita e margem esquerda), como vocês podem ver pelo mapa:

Nós descemos até chegar na Avenue Champs Elysées, da qual vocês já devem ter ouvido falar. Vejam como é bonito:


Uma outra maneira de passear ao longo do rio Sena é fazer um passeio de barco. Um deles é o Vedettes du Pont Neuf, que, como o nome diz, sai de perto do Pont Neuf (ponte nova) e custa no máximo 10 euros, dependendo do horário do passeio. Não vai ao longo de todo o rio em sua extensão em Paris, se limitando às áreas centrais, que são as mais turísticas mesmo, como a Catedral de Notre Dame e o Museu d´Orsay, a prefeitura, entre outros.
Vamos continuar com as belas fotos dessa promenade?


Algumas pessoas moram em casas-barco dentro do rio Sena, bem ao estilo Amsterdam. Eu conheci um menino que morava em um desses barcos, queria me convidar para ir lá mas a minha antiga flatmate ficou dizendo que isso na França não se fazia, e bla bla bla...como não tive oportunidade de revê-lo, só visitei uma casa-barco mesmo em Amsterdã, em um museu que é casa-barco.

Casa-Barco-Museu em Amsterdã
Outro meio de atravessar o rio Sena, ou la Seine, é o Batobus. Uma espécie de, como o nome diz, ônibus-barco, se compra um bilhete para um dia inteiro e se pode ir descendo de estação em estação. Eu peguei, desci em poucas estações e fiquei fazendo um passeio de barco para curtir o fim de tarde ao bordo desse rio. O pôr-do-sol lá é lindo! Vi tanto a pé quanto de dentro do barco. Ah, eu parei no Jardin des Plantes, do qual falei para vocês no post Viagem por...Rennes, mas fiquei meio decepcionada, dei uma volta rápida por lá e já peguei logo de volta o barco. Para os moradores de Paris que possuem o cartão do metrô parece que o barco é de graça (passando, claro, o cartão).
Uma atração ao bordo do rio Sena são suas pontes. Chamados de Ponts, um dos mais famosos é o Pont des Arts, onde se penduram os cadeados do amor.

Outro famoso é o Pont de l´Alma, onde Lady Di morreu tragicamente em 1997. Essa ponte fica no 16ème e não é muito visitada, aliás, é saída do fatídico túnel.

As pontes são aliás um espetáculo a parte, uma mais bonita ou guardando uma história diferente da outra. Tanto é que muita gente para nelas, tira foto, etc. Tenho uma ex-colega de faculdade que tirou fotos de casamento na Pont des Arts, e nela colocou um cadeado. E, voltando aos barcos, tem gente que faz casamento neles, já vi vários passando, às vezes até com dois barcos para poder abrigar todo mundo.
Se encontra um pouco de tudo ao longo do rio Sena, como esse teatro:

Dá para se andar pertinho da água, inclusive quando tem maré alta essa área fica toda inundada:

E fomos assim até chegar à Torre Eiffel, olha que beleza é ela ao pôr-do-sol, vista da borda do rio?


Última ponte do dia: nossa última parada para chegar na Torre Eiffel. Que aliás, é linda de dia e de noite, mas isso é assunto para um outro post. Vou deixando vocês com a música do dia La Seine, de Vanessa Paradis (enfim aqui!) e M. Curtam!