segunda-feira, 8 de julho de 2013

Músicas Francesas

   Bom, primeiramente boa noite a todos! Como prometido, o post de hoje vai ser sobre as músicas francesas que postei até agora. Elas não foram publicadas em todos os posts e por isso estão em menor número que as expressões francesas? Então, vamos a elas?

  


- Grace Jones: La Vie en Rose. A tradução seria "A Vida em Rosa", o que quer dizer uma vida em cor de rosa, uma vida boa, ou como a vemos quando estamos apaixonados. Clássico francês, a música original é de Édith Piaf, de 1947, mas ao longo do tempo diversas versões foram gravadas, tanto em inglês quanto em francês, ou uma mistura dos dois. Essa é uma das minhas versões favoritas.
- Georges Moustaki: Les Eaux de Mars. Versão francesa da música "Águas de Março", sucesso na fan page do blog.
- Charles Aznavour: J´aime Paris au Mois de Mai, de 1965 e Bon Anniversaire, de 1976. Aznavour, que toca até hoje e veio inclusive esse ano ao Brasil, é cantor clássico na música francesa.
- Claude Nougaro: Paris Mai. A música, que fala dos protestos ocorridos em maio de 1968, em Paris, foi feita pouco depois dos mesmos acontecerem. Super atual para o momento em que o Brasil passa.
- J´aime Paris au Mois de Mai. Desconheço a autoria, mas é uma música para crianças. Ou, quando se é criança aprendendo francês.
- Édith Piaf. Novamente ela, grande nome da música francesa. Dessa vez com À Quoi ça Sert l´Amour, de 1962. Não sei quem canta com ela.
- M: Les Triplettes de Belleville. Música feita para o filme homônimo, que saiu em 2003. Matthieu Chedid, o intérprete da canção, tem como nome artístico M. Simplesmente. É uma música que me remete a boas lembranças pois me foi apresentada por amigos, e a escutávamos direto, tanto que fiquei com vontade de ver o filme (e vi!).
- Brigitte Bardot: Je me Donne à Qui me Plaît,de 1963 e Faite pour Dormir, do mesmo ano. BB é minha musa, e, por consequência, musa do meu blog. Suas músicas são sempre animadas e símbolo da conquista, independência e sexualidade da mulher. Além de, como vários artistas, ter canções de amor.
- Malade S: Grupo lançado este ano na região da Bretanha, na França, um dos integrantes é amigo meu e bom músico! Postei a música nOrphelin, emboa achasse que estava postando Seul.
- Yves Montand: Les Feuilles Mortes, de 1947. O refrão é baseado na melodia do Poema de Outubro, de Jules Massenet, de 1876! A música foi cantada por diversos artistas franceses e a versão em inglês é Auntumn Leaves. brilhantemente interpretada por Louis Armstrong, além de igualmente outros artistas.
- Desireless, com Voyage, Voyage, de 1987.
- Stromae, com Alors, On Danse, de 2005.
- Jacques Dutronc, com Paris s´Éveille, de 1968.
- Sacha Distel, Serge Gainsbourg e Brigitte Bardot, com La Bise Aux Hippies, de 1967.
- Novamente Sacha Distel e Brigitte Bardot, com Tu Es le Soleil de Ma Vie, de 1973.

   Para fechar a lista, acrescento a chanson du jour (música do dia), La Liste, de Rose, do ano de 2006. Já que fizemos dois posts com listas, nada melhor do que essa canção para ilustrar. Vejam o clipe, é uma graça! Viu, uma música atual, enfim! Bom, 17 músicas francesas no total. Pas mal! Nada mal! (Como sugeriu minha amiga para quem vai esse post, e foi o post de anteontem, vou começar a colocar o significado das expressões francesas em português ao lado! Bon, je vous laisse! Bom, vou deixando vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário