segunda-feira, 22 de julho de 2013

Etc e Tal

   O post de hoje não tem título definido, nem assunto. Vou escrevendo o que der na telha...vamos ver no que vai dar!
   Vou entrando nas minhas duas últimas semanas no Brasil...ontem foi minha despedida e foi bom ver os amigos! Com alguns já até marcamos um encontro na França daqui a alguns meses. Estou feliz e animada com a ida...mas j´avoue (eu confesso) que vai batendo uma certa nostalgia...

   Já que o post não tem tema definido, vou mostrar alguns dos meus "orgulhinhos":

Coleção Brigitte Bardot
1º - Minha coleção da Brigitte Bardot. Comecei na França - local em que a descobri depois de um programa na televisão francesa, que falava dos anos 60, seus artistas, seus verões. Brigitte é a cara dos anos 60 e dos verões. Ela me motivou a ir à cidade que ela adotou como sua - Saint Tropez - por sinal muito charmosa. Três dos seis filmes que tenho ainda não vi, acabei de ganhar. Estão em ordem de lançamento, de baixo para cima. O filme que realmente a lançou é "E Deus Criou a Mulher", ou "Et Dieu Créa la Femme", o segundo da pilha, feito por seu primeiro marido, que a lançou ao estrelato. Tem até uma frase que criaram..."e Deus criou BB". Um é um DVD com clipes que ela fez, em uma época em que eles não eram muito disseminados. Outro é um CD que comprei na exposição sobre ela na qual eu fui em Saint Tropez. Minha viagem até lá foi programada para ir na época da exposição. Leiam mais em E Deus Criou BB. Além desses discos, tenho fotos dela que tirei da exposição, fotos que peguei na internet e uma foto-pôster que comprei em uma livraria. Tinha de vários ícones do cinema. Conforme achar coisas dela, vou aumentar a coleção. Na pequena fundação dedicada a ela em Búzios, onde ela morou, vendiam bolsas, minhas amigas francesas compraram, mas eu não. Na lojinha no final da exposição em Saint-Tropez também tinham bolsas e até o óculos que ela usava (bom, cópia, né?) mas eram caros e só comprei mesmo o CD. Depois achei um óculos parecido na feirinha de antiguidades da Praça XV, no centro do Rio. Óculos dos anos 70, branquinho e estiloso, além de baratinho. Aliás, recomendo essa feirinha para quem gosta delas e de antiguidades e brechós.

Meu cantinho
   A segunda foto é da mesa de cabeceira do meu quarto. É um móvel antigo, da casa da minha avó que minha tia me deu. A cama também veio de lá, apesar de ser mais nova. Nesse cantinho fica meu abajur achado numa loja fofa em Ipanema, o livro que eu estava lendo, tema do post A Parisiense, no canto direito da mesa, o descanso de copos em comemoração aos 50 anos de morte da Marilyn Monroe e meu quadro de fotos. Nele têm fixados cartões postais de Bruxellas, Saint-Raphaël, vizinha à Saint-Tropez , Ouro Preto e Buenos Aires, fotos minhas, da infância e imãs de viagens que fiz pelo mundo. Além de lembranças do colégio em que estudei e da faculdade, mas essas não aparecem na foto, estão mais embaixo. É ou não é um cantinho adorável? Ah, e o balão! O balão veio do interior do chapéu com que dançamos na cerimônia de encerramento da copa das confederações. No final fui abrindo os chapéus para achar alguns balões e achei três - um prata, um azul e um verde. Só faltou o amarelo, que o pessoal da bateria deixou escapar por descuido, por isso não sobraram. Eles contêm gás hélio, que os faz subir dessa maneira, como consegui clicar. Agora já não tem quase nenhum gás e eles estão no chão.

Minha estante

   Outro cantinho do meu quarto do qual eu gosto é o topo dessa estante improvisada. Nela há livros, CD´s, agendas, dicionário, óculos escuros, cartões postais, revistas, aparelhos eletrônicos e, no topo mostrado na foto, uma lata com cartas antigas e novas, lembranças de viagens, como uma de Buenos Aires que minha mãe trouxe para mim, uma comprada nos Alpes franceses, uma comprada em Pernambuco, lembranças de casamentos e festas de crianças, o quadro do Chat Noir adquirido em uma feirinha em Buenos Aires e um porta-retratos que ganhei em uma festa junina, em uma brincadeira. Além de um regador. Como assim um regador? Haha, minha irmã não entendeu nada quando o viu. Eu queria um regador para decorar minha casa antiga na França com flores dentro dele. O plano nunca deu certo - o achei em uma loja de móveis lá na França, mas nunca comprei as flores. Depois, com flores ganhadas, tentei pôr la dentro, mas não ficava legal. Ele virou item de decoração por si só.


Pôr-do-sol da minha casa
   Agora, momento nostalgia...adoro o pôr-do-sol da minha casa. Aliás, adoro pôr-do-sol! Sempre procuro o mais belo! Lá na minha faculdade também tem um muito bonito, que as árvores de lá e o horizonte sem fim deixam ainda mais bonito. Momento nostalgia pois estou me despedindo desse pôr-do-sol, né?

Pôr-do-sol no aterro do Flamengo
   Outro momento nostalgia é esse clique do pôr-do-sol atrás do aeroporto Santos Dumont, quase entrada da Ilha de Villegaignon, área militar privilegiada (como todas as áreas militares) no centro do Rio de Janeiro. Observem a vista linda dos morros - com destaque para o Corcovado.
   Para terminar o post, deixo vocês com a música que dá título para o post de hoje, Etc e Tal, de Sandy e Junior. Pois é, me julguem! Não gosto mais deles, dupla que nem existe mais...mas na época dessa música gostava - tenho até o CD. Mas a melhor música para esse post seria essa mesma. E, à plus! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário