quinta-feira, 25 de julho de 2013

Boa Leitura

   Bom dia! Hoje é um dia especial! Primeiramente porque é o segundo aniversário do blog! O blog faz 2 meses exatamente hoje, dessa vez consegui postar no dia certo! Mas não vamos fazer hoje o balanço do blog, que fiz pela metade quando este completou 1 mês. Deixo para o próximo post. Porque hoje é dia dos escritores, então queria fazer um post sobre o tema, a leitura.

Nossa outra musa, Audrey, lendo

   Esse assunto dá muito pano para manga! Comecei com um post sobre um livro específico, A Parisiense e hoje vou falar da leitura de maneira geral. Então vamos começar com decoração?





  
   Olha que belezura essa estante escondida pelos próprios livros...parecem que eles estão flutuando...não dá um ótimo efeito?
   Segundo: Dicas de ninguém menos que Ziraldo! Vamos conferir?

  
   No fim há uma dica para a leitura adequada até os 18 anos. O site é o seguinte: Educar Para Crescer.
   Tive o prazer de conhecer Ziraldo na penúltima Bienal do Livro no Riocentro. Conversei com ele, ele assinou meu livro e tiramos fotos. Quando eu era a primeira da fila, um cara me propôs me dar 50 reais para tomar meu lugar, eu recusei.
 
   Terceiro...adorei essa campanha que fizeram para promover a leitura:



   Afinal, lendo você pode ser quem você quiser, viajar para onde quiser, ter a experiência proporcionada pelo autor e personagens do livro...viajar sem sair do lugar.




  
    Livro infantil do filho de uma amiga...só achei bonitinho postá-lo...

   Dicas de bibliotecas no Rio de Janeiro:

   - Sala de Leitura da Casa França-Brasil. Postei sobre ela no post Dia Cultural. É pequena mas bem planejada, com poucos livros do lado direito, bem iluminada e dá para levar laptop.
  - Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil, pertinho da Casa França-Brasil. Tem muitos livros - a área de arquitetura possui livros novos e bons para projeto. O problema é que os livros não podem ser retirados, só se você fizer um acordo entre a biblioteca da sua faculdade e lá.
- Biblioteca do Paço Imperial: Pequena e fraca, mas é especializada em arquitetura. Tem ainda uma televisão com vídeo, para ver vídeos do acervo deles. Os livros só podem ser consultados com autorização, mas há revistas disponíveis.


   Essa imagem acima acho que foi a primeira dedicatória de uma autora em um livro meu. Achei esses dias. Depois, mais velha, consegui outras, de professores da faculdade e de arquitetos que deram palestra lá.

   Dicas de livrarias no Rio de Janeiro:

- Berinjela: charmoso sebo localizado no subsolo de uma galeria da Av. Rio Branco.
- Livraria da Travessa: todas as unidades são legais, mas destaco a do início da Presidente Vargas, ou, se não é exatamente ali, é bem próxima. Achei a mais charmosa.
- Livraria Arlequim: localizada dentro do Paço Imperial, com saída para a 1º de Março, tem um restaurante e vasta coleção de imãs de filmes e de filmes divididos por diretor e atores, dos clássicos.
- Livraria Cultura: também no centro, na Senador Dantas, é enorme, tem um pequeno teatro, um café no meio dos livros, rampas nos quais se sobe em torno dos livros, área infantil, de CD´s, papelaria...é um lugar bom se se visitar e estar.


Livraria Cultura no Centro do Rio de Janeiro

Café da Livraria do Paço Imperial. Há algo mais charmoso do que comer entre os livros?

A Boa-Vida

   O livro acima é meu livro favorito de arquitetura. Tínhamos que ler um capítulo cada aluno e desenvolver um conceito e depois um projeto de uma casa a partir dele. Eu quis ler o livro todo e juntei as cópias dos meus amigos que tinham cursado a matéria no semestre anterior. Formei assim um livro, com anotações de meus amigos e mandei encadernar. No fim o professor me elogiou, falou que eu que tinha entendido melhor o livro. Meu sonho era comprá-lo algum dia. No ano passado o autor ia dar uma palestra na faculdade. Pedi o livro de aniversário para minha tia, levei lá e recebi uma dedicatória =)

   Bom, hoje dei várias dicas, não é? Talvez tenha alguma a mais para dar, mas o post está grande, então deixo vocês aqui. Achei uma vez um clipe feito em uma biblioteca, muito legal, o procurei aqui, mas não achei...então vou escolher outra música do dia para vocês. Já que está bem frio no Brasil vamos com a música Cold, de Annie Lennox. Boa tarde de frio para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário