terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Paris Contemporânea

Salut! Hoje na nossa página facebook tem um teste legal, em francês, para saber Em qual cidade francesa você deveria morar? Se estiverem bem em francês, façam, é divertido, como todos os testes de internet. Pelo menos eu sempre achei, igual teste de revista. Melhor do que teste de escola, rs. Outro texto legal, dessa vez em português, está no site do Estadão, e se chama O segredo de quem decide morar um tempo fora do país. Para quem quer ter essa experiência.
Mas hoje vamos falar do quartier La Défense. Situado em Paris, este é o primeiro bairro de negócios europeu. Conta com 170 mil trabalhadores e 3.600 empresas, entre 15 das 50 primeiras empresas mundiais. Iniciado nos anos 60, é em 1989 que esta construção se afirma com o grande Arco de la Défense, símbolo da história e da evolução de Paris. (eu tinha uma professora de história do urbanismo que abolia a palavra "evolução" ao falar de cidades. Bref. Voltando a descrição, o bairro de la Défense é hoje em dia não apenas um lugar de trabalho, mas também um lugar de estadia para mais de 20 mil habitantes, um lugar de descoberta para 8 milhões de turistas todos os anos e um lugar de cultura para todos os amadores de arte e de urbanismo, e também de arquitetura. Vamos ver algumas fotos?

La Grande Arche de la Défense

La Défense

La Grande Arche

Bairro Contemporâneo


O grande arco

Coeur Défense

Pirâmide
Para quem achava que Paris eram só prédios antigos, aqui está todo um bairro para mostrar o contrário. Muita gente não aprecia esse lugar, principalmente por se achar afastado do centro e ter muitos gratte-ciel. Mas eu acho que tem seu charme. Faz meio que o centro de cidades como o Rio de Janeiro ou New York, também com seus arranha-céus. E vocês, gostaram? A música do dia é I love Paris, de Ella Fitzgerald. Para mostrar como amo Paris em qualquer bairro, em qualquer época do ano! ;)

2 comentários:

  1. Eu não conhecia esse bairro! hahahaha Me lembrou muito Puerto Madeiro em Buenos Aires! Mas com certeza deve ser ainda mais bonto! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que lembra Puerto Madero mesmo? Acho que os dois têm o mesmo tipo de beleza! Obrigada por comentar, Thamyrez! Beijos!

      Excluir