segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

French it up!

Salut! Gostaram da expressão do título? Aprendi essa semana...ela vem de um episódio de Friends em que Joe precisa aprender francês para um papel, e, aos 3:13, solta essa pérola, no meio do seu "francês". Adorei a frase! E ela cai como uma luva para meu atual momento. Agora sou oficialmente professora de francês! Já tinha dado aula particular, mas agora é em um curso de línguas, legal, não é? Isso me faz lembrar meus primeiros contatos com franceses. Além de ter aprendido na escola, a partir dos 12 anos, quando fui à Disney na fila do caixa de uma loja tinha um pai com dois filhos franceses. Falei com ele em inglês pois não conseguia me expressar em francês, só soltei algumas frases para mostrar para ele que eu falava um pouco. Mas lembro que fiquei encantada em ter encontrado, acredito que pela primeira vez na vida, aqueles franceses. Já gostava muito da língua e queria poder praticá-la nesse encontro.

Oui, je parle français!

 Um ano depois, meu segundo encontro com franceses, dessa vez da nossa idade. Ainda assim eu não conseguia me expressar em francês, mas, mais uma vez, fiquei encantada por aquele encontro. Fizemos até uma música para falar do dia que os encontramos, baseada na música Tem que valer, do Kaledoscópio, muito famosa na época. Acabava com : Voulez-vous parler francês? Uma mistura de francês e português para rimar com a frase anterior, que não lembro qual era. Ah...boas lembranças!

Falando em falar francês, achei esse texto muito bom com o heureux título Sabendo Francês Podemos Ser Mais Felizes . Não percam a leitura, muito boa, por sinal. Como tudo que remete o francês. Atualmente estou lendo um livro em português cujo personagem estudou em Paris e, na época em que ele está lá, ele utilza várias frases e expressões em francês, sem traduzir nem nada. O livro foi escrito na época em que o francês estava na moda, então várias pessoas falavam a língua.

Me sinto poderosa por falar francês, et toi?

Então, hoje meu texto foi sobre meu amor por essa língua tão charmante, em breve volto com as viagens por cidades francesas. A chanson du jour é La Langue de Chez Nous, de Yves Duteil, que fala como a língua francesa é linda e a compara com elementos franceses e lugares da França. Mais uma antiguinha para a lista. Eu a apresentei num trabalho de francês que fiz uma vez. Bonita, n´est-ce pas?
Vou deixando-os, não sem esquecer meu beijo! E não esqueçam...french it up!

Bisous, bisous!



Nenhum comentário:

Postar um comentário