quarta-feira, 28 de outubro de 2015

La Toussaint ou Todos-os-Santos

Salut! Mais uma vez, notícia boa! O feriado se aproxima, mas, não, aqui na França dia 02 não é feriado do dia de finados como no Brasil. O dia também é dedicado a eles, mas o feriado mesmo é no dia 1º, que é o dia de todos os santos, ou, como chamamos em francês, La Toussaint. É uma comemoração católica, no qual a Igreja homenageia todos os santos, conhecidos ou desconhecidos. Aqui o feriado vai cair num domingo, mas não tem problema algum, pois no lugar de ser apenas um feriado, são as primeiras férias do ano letivo, ou ano útil. Aqui o ano não é como o Brasil, que começa depois do Carnaval. O ano começa no fim do verão, ou melhor, no fim das férias de verão, que é início de setembro. Algumas faculdades começam só em outubro, mas a rentrée é considerada já em setembro, em especial para os que trabalham. Só se lembrarem do meu post do ano passado em que eu falei da rentréeC´est l´automne!.
   Nesse post também falei de uma maneira de se trabalhar por troca de hospedagem. Hoje a Reni, dona de dois blogs, o Pós no Exterior e o We Wanderlust, publicou sobre Fazer intercâmbio sem grana. Leiam o post, serve para a França quanto para vários outros países. Se seu interesse é trabalhar como au pair, é necessário ser do sexo feminino, ter entre 18 e 30 anos (a Reni publicou 26, mas já me informei que contratam até 30) e, de preferência, ter carteira de habilitação (internacional, claro). O que na França chamam de Permis B. Aqui na França, além disso, é obrigatório estar inscrita em um curso de francês de cerca de 20h semanais. Esse site informa várias coisas sobre Au Pair na França, além deles falarem de ser au pair nos Estados Unidos.
   Outro blog que achei legal esses dias é o Design das Cinco, criado por cinco amigas que se conheceram na faculdade de Design, daí o nome. Não sou de procurar por blogs, mas quando me deparo com um cujo assunto postado me interessa, normalmente entro, e, se acho interessante, escrevo aqui para vocês. :)
   Voltando ao assunto das férias, começaram para alguns na semana passada, para outros nessa semana e ainda outros na semana que vem, sendo a duração de uma ou duas semanas, as vacances de Toussaint, ou vancances d´automne, que são as férias de todos-os-santos ou férias de outono. Com certeza já falei disso aqui, mas não lembro em qual post. Na França há férias para cada estação, sendo, como no Brasil, as férias de verão as mais longas e mais expressivas (e também mais esperadas). Uma palinha das minhas férias de uma semana, uma foto que tirei em uma férias de verão nos Alpes, numa cidade linda chamada Chamonix, indicada por uma amiga a quem só tenho a agradecer a indicação, pois é uma das cidades que mais gostei no mundo!

No alto das montanhas nos Alpes franceses
Vejam a neve! Isso porque era verão! Lá em cima, de onde tirei foto e subi em teleférico, estava fazendo uns 5º C em pleno verão...imagina agora em pleno outono? Vi no site deles que está negativo lá em cima...Essa cidade é uma das estações de ski mais famosas da França, e, do outro lado das montanhas que vocês estão vendo, é a Suíça e a Itália. Acho que aí é precisamente a Itália. Dá para atravessar a fronteira de teleférico, mas é mais caro e é mais baixo. Então, não sei se vale a pena. No dia em que eu fui a subida da Aiguille du Midi, ponto culminante das montanhas, estava fechada. Tive que ir nessa montanha mais baixa e do outro lado da cidade (sem problemas, pois é uma cidade bem pequena), na montanha chamada Le Brévent.


   E, uma placa de aviso nada simpática ou (pelo menos por mim) esperada:


   Risco de avalanche às 17h! Au secours! E era verdade, tivemos que descer antes, todos que estavam lá, inclusive os funcionários, pois tinha esse risco...medo! Na minha cabeça avalanches só aconteciam em pleno inverno! (Não consegui girar a foto, desculpem-me!)
   Bom, o post já está bem longo. Vamos fechar com a chanson du jour? Vanessa Paradis, com Mi Amor, que está no comercial de alguma marca de luxo por aqui. Bisous!

3 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=ffkoGJ5Z8Yk Love Story, perfume da Chloé cuja propaganda me fez conhecer essa música!

    ResponderExcluir
  2. Ownn amei o post!! Brigada por falar da gente e pelas dicas do Au Pair!! Ah, fiquei com vontade de conhecer Chamonix!!! Depois coloca os próximos lugares que você for também!Ameii!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Reni! Também gostei do seu último post, finalmente consegui comentar! Chamonix é linda! Você que gosta de viajar, quando vier na França, não deixe de passar lá! Vou colocar aqui, sim, e vou ver se posto no blog de vocês também, você me falou para fazer isso! Depois me dá uma ideia sobre o que posso escrever lá. Beijos

      Excluir