segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Horário (e clima) de inverno

   Coucou! Tenho boas novidades...a primeira é que a distância entre o Brasil e a França diminuiu. Não geograficamente falando, mas em relação ao tempo. Enquanto normalmente temos 5 horas de diferença, o que dura quase todo o ano, nessa época, com o horário de verão começado na semana passada no Brasil e com o horário de inverno começado esse domingo de madrugada (alô, você que mora na França e está perdido com o relógio ainda marcando 17h enquanto são 16h...), passamos para apenas 3 horas de diferença! Sim, muito melhor para se comunicar com as pessoas, o que eu faço constantemente.


   Outra novidade é que vou ter mais assunto, ou melhor, pelo menos dois posts a mais de assunto novo. Semana que vem estou indo para as montanhas, na região de Haute Savoie. Para quem está perdido na geografia da França, apresentada no post Geografia da França, é essa região, no leste da França, fronteira com a Suíça e a Itália:


   Talvez eu dê um pulinho na Suíça e em alguns departamentos vizinhos também. Para quem não lembra, moro no departamento 85, na outra extremidade do país. Ou seja, vou atravessar o país de oeste a leste.


   No final do ano, vou realizar um sonho! Passar o ano novo pela primeira vez em Paris! Sim, eu sei, já passei dois réveillons na França e nada de Paris...nunca deu certo, afinal ou eu resolvia de última hora, ou acontecia algum imprevisto que me impedia de ir. Contei também com pessoas que moravam/moram lá para me receber na casa delas e no final elas nunca podiam. Dessa vez me precavi e arrumei logo um hotel para não depender de ninguém. O site em que achamos hotéis baratos, indicado pela minha sogra é o Hoteis.com. Conseguimos achar até mais barato que albergue.
   E, como vou viajar? Não, não vai ser de trem como deve pensar um amigo meu. Desde que cheguei esse ano na França, só tenho viajado de carro, e não vai ser diferente na minha ida para as montanhas e para Paris. Vou "rachar a gasolina" com pessoas que não conheço. Você deve estar pensando: "E isso é seguro? " No Brasil temos tendência a desconfiar de tudo e de todos. Mas, aqui na França há um site para isso, o Blablacar. A própria pessoa propõe seu trajeto, onde vai buscar os passageiros, por onde vai passar, se vai pegar auto-estrada ou não...o telefone e o e-mail delas são conferidos e também é possível deixar avisos depois de efetuar o trajeto, ou seja, se a pessoa é confiável ou não, bom motorista ou não...nunca tive problemas com o site e custa mais barato do que viajar de trem. Além disso os trens não são como antigamente, em que se pegava trem direto de uma cidade para outra. Ultimamente tem que se fazer várias paradas, passar por Paris (veja o mapa de itinerário ao alto...imagina termos que subir até Paris para descermos depois, sendo que é uma linha reta normalmente?) Enfim, ultimamente está decepcionando um pouco o sistema de trens, apesar de ser bem eficaz e confortável.
   Bref, ficam aí minhas novidades e minhas dicas de como realizá-las. Vamos de chanson du jour? A de hoje é uma que ouvi na rádio dia desses e ficou na minha cabeça desde então: Sensualité, de Axelle Red. Bonne fin d´après-midi!

2 comentários:

  1. Olá Diana!
    Ainda não tinha visto seu site. Muito bom! Parabéns! Vejo que está sendo maravilhoso sua vida aí na França. Boa viagem para as montanhas. Depois conta como foi. Parece interessante, principalmente por estar ao lado da Suíça. Quanto as viagens de carro pelo Blablacar, é uma ótima opção pra economizar. É super seguro, mas confesso que na primeira vez que fiz fiquei com um pé atrás haha. Na minha última viagem para a França fiz isso para alguns trajetos.
    Beijos

    Carol Camões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, seja bem-vinda por aqui, nesse caso! Que bom que gostou! Pode vir sempre, tá? hehe
      Sim, aqui é sempre bom de se estar. Não consigo ficar muito tempo longe desse país...
      Já fui uma vez nas montanhas, mas era verão. Ainda assim tinha neve e uma vista fascinante. Fui na Suíça também, é bonito, mas achei caro. Acho que nunca escrevi sobre lá, mas dessa vez vou escrever e você pode vir ler!
      Acho o blablacar muito bom e seguro. Meu namorado sempre põe um anúncio quando vamos em alguma outra cidade. Faz tempo que não vou com um desconhecido, mas sempre foi interessante. Beijos

      Excluir