Ultimamente tem acontecido a Copa do Mundo de Rugby, esporte nada conhecido no Brasil, tanto que não há equipe brasileira participando. Aqui na França é o esporte mais acompanhado depois do futebol: passam os jogos na televisão, ocupam várias páginas no jornal e as pessoas vão aos bares assistir. Inclusive os bares estão enfeitados para o evento, com bandeirinhas dos países. Entre elas, a do Brasil, que parece fazer parte da decoração, não apenas temporariamente.
Bandeira do Brasil no Bar des Artistes |
Trata-se do Bar des Artistes, numa cidade chamada La Roche-sur-Yon, capital do departamento (remetendo ao nosso post Geografia da França ;) ) da Vendée.
Mas, voltando ao assunto Brasil, na mesma cidade passamos por uma loja de instrumentos musicais e nos deparamos com:
Um cavaquinho com a bandeira do Brasil, e outro com a da França! Pena que não estavam lado a lado...e eram meio carinhos...
Ainda em Vendée, mas no Sables d´Olonne, uma loja da Havaianas em pleno centro da cidade:
Com direito a frase em português e aviso de "fechado" em inglês...para ver a internacionalização das nossas marcas...
Até o supermercado tinha um setor "Brasil"...tinha porque substituíram por "Espanha"...uma pena, logo quando eu ia comprar caipirinha para que meu namorado provasse... (depois ele provou em um bar e uma que eu fiz).
Setor Brasil do supermercado |
Tinha bala 7 Belo, Guaraná Antártica...que aparentemente é um sucesso nos supermercados de Portugal! (Tinha visto uma reportagem, mas não salvei :/). Acima, além do guaraná, são os produtos que compramos: arroz brasileiro que não cola e palmito.
Até em loja de discos tem a seção Brasil:
Bossa nova, é claro! Com o samba, é nosso maior produto de exportação. A mulata também é um símbolo forte do Brasil aqui fora. Para finalizar o tema de hoje, Vídeo sobre o dia do Brasil, gravado em Rennes no dia em que tiveram várias atividades sobre o Brasil, como a associação brasileira em Rennes e apresentação de capoeira. Ainda dentro do tema, principalmente se você é brasileiro e mora na França, não deixem de conferir o site da comunidade brasileira na França. A chanson du jour não poderia ser diferente de uma bossa nova...Dans Mon Île, de Henri Salvador, considerada precursora da bossa nova. Bisous et à la prochaine!
Nenhum comentário:
Postar um comentário