domingo, 22 de janeiro de 2017

Il caille!!! Brr

Salut! No post ça bouge que postei esse mês mesmo, falei para vocês do filme sobre a cantora Dalida que acabou de sair. Então,, eu consegui ver o filme ontem! é muito bem feito, mas triste, pois a vida dela foi repleta de situações amorosas complicadas e que não deram certo. Fora isso seu pai foi preso e quando voltou batia neles, houve um aborto que resultou em infertilidade e duas tentativas de suicidio - uma que deu certo, terminando com a vida da cantora aos 54 anos, em um domingo (dia em que ela achava que ia morrer) de 1987.
Adoro assistir (e ler) biografias, que aqui na França eles chamam de biopic , quando é televisada ou filmada. Também adoro ir ao cinema, embora eu va pouco (essa foi a primeira vez esse ano). No momento estou mais assistindo filmes em casa, no festival de cinema do qual falei para vocês no post D' amour et d'eau fraîche, que é titulo de um filme que assisti justamente nesse festival.

Mudando de assunto, esta bem frio esse mês em especial. Tinha sido prevista uma onda de frio à partir do dia 17 de janeiro, e ela chegou aqui dia 18, e ainda ta durando. Todo liquido que fica do lado de fora ta congelando, os lagos e rios, e a grama tem amanhecido congelada também, coberta por gelo. Mas, pelo menos aqui, não nevou esses dias.
Grama congelada

Carro coberto por gelo

Laguinho congelado

Brrr, frio so de olhar, n' est-ce pas?
Outra coisa que gostaria de compartilhar é esse crepe delicioso - e lindo - que comi ontem no jantar em uma creperia. Não da agua na boca?

Crepe delicia!
é um crepe fechadinho, ao contrario da maioria que vem aberto. E lembrando que crepe aqui na França é apenas sobremesa, ok? O salgado se chama galette.
Então vamos de chanson du jour? Falamos de novo da Dalida, e acabei achando essa musica que fala do nosso Rio de Janeiro. Se chama Rio do Brasil e aqui vocês podem ver a cantora em performance em 1980. O film du jour vai ser um filme que eu assisti de novo no My French Film Festival, que depois alcançou um grande publico. Se trata de Tout ce qui brille, de Géraldine Nakache e Hervé Mimran, de 2009, faz alusão à expressão "nem tudo o que reluz é ouro", ou, em francês "Tout ce qui brille n' est pas or". Fala da vida de duas amigas de infância do suburbio de Paris, que se fazem passar por verdadeiras parisienses aos seus amigos, sobretudo amigas, ricas de Paris. O que não cola muito, ja que elas passam por varias situações que mostram que a pose que querem manter não é bem la essas coisas...e que as pessoas não acreditam muito. Dai o titulo.
Bom, espero que tenham feito boa leitura. Fico por aqui, desejando a todos uma boa noite (tarde ai no Brasil) e des gros bisous!

Salut - Oi
n' est-ce pas? - Né?
Chanson du jour - musica do dia
film du jour - filme do dia
Gros bisous - grandes beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário