sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Sede de Escrever

Bonjour à tous! Para esse primeiro artigo de fevereiro, o 7° do ano, passando então TODOS os posts do ano passado :O começo inspirada. Primeiramente porque desde ontem a mão pede para escrever. Segundo porque, fuçando na internet, achei artigos e fotos que me inspiraram.

Robert Doisneau, La dactylo du Vert Galant ,Paris, 1947, representando minha vontade de escrever para vocês!

   Primeiramente, começaremos por um assunto pas rigolo, que é uma espécie de atentado que acabou de acontecer (novamente) em Paris. A noticia é que um soldado francês atirou em um maluco que tentou entrar no célebre museu do Louvre com um facão e duas malas, gritando em arabe e tentando atacar o tal soldado. Cliquem no link indicado para saberem mais. Esse mundo esta louco!
   Mas não vou me estender no assunto, até porque não sabem se foi terrorismo ou um caso isolado, nem de onde o cara é, etc.
   Como um assunto puxa o outro, falando no Museu do Louvre, vamos falar um pouco sobre arte. O Centro Pompidou comemora seus 40 anos esse ano, 2017. Construido em pleno coração de Paris, no chique bairro do Marais, ele também é familiarmente conhecido como Beaubourg, nome da praça em que esta localizado. Como o nome do museu mostra, ele foi obra do então presidente Georges Pompidou, que faleceu antes da inauguração, mas obteve a homenagem no nome de sua realização. No inicio, causou estranhamento nos parisienses, mas com isso eles ja estavam acostumados...pensem na...Torre Eiffel! Sim, a dama de ferro, como chamam os franceses, causou estranhamento e desaprovação na sua inauguração, justamente por ser de ferro, por ser uma estrutura aparente, por sua verticalidade, etc. O nosso Beaubourg é por ai, uma edificação ao inverso, com as tubulações aparentes, o que não agradou na época. Hoje em dia esse centro cultural faz parte do quotidiano dos parisienses, que o adoram (não é por menos, afinal la tem tudo!)!

Construção da "estranha" Torre Eiffel na paisagem parisiense

   Ainda falando de arte, "tombei" sobre esse site que mostra o unico filme de Claude Monet pintando. Infelizmente não consegui ver o video pois esta impedido de ser reproduzido onde moro, na França, mas acredito que no Brasil esteja liberado, vendo a quantidade de comentarios de brasileiros.
Monet (no Brasil pronunciamos errado, o certo é Moné) é um ou talvez o maior representante do impressionismo, um estilo de arte contemporâneo que rompeu com as tradições e o academicismo.
   Com toda a discussão no Brasil sobre a supressão das pichações e grafites em São Paulo, na França a arte em muros e locais publicos não é proibida, pelo contrario, é até incentivada, como vocês podem ver pela imagem seguinte, nas escadarias de Paris:

Uma escadaria de Paris

  E ainda dizem que o street art não é arte...vai entender...como eu disse no inicio do post, esse mundo esta ao inverso mesmo.
 
   Um outro assunto do qual gostaria de falar mais por aqui é...moda! Ou melhor, estilo! Falando de arte de rua, gostaria de mostrar como as verdadeiras pessoas, de carne e osso, se vestem e se portam por aqui...mas, falta coragem para dar esse passo, pois depende da boa vontade de outras pessoas, la plupart desconhecidos.
  E hoje também remarquei a proximidade de uma data para uns querida, ja para outros...évidemment, estamos falando da Saint Valentin! Ou melhor, o dia dos namorados na França, ou na maior parte do hemisfério norte, pelo menos. O quê? Você também faz parte do grupo que pensa assim, oh:


 
   Se sim (ou mesmo se não), acho melhor acabar o post por aqui! Hehe até porque o mesmo esta longo e isso da pano para manga! Fica para uma prochaine!
   Ah, claro que não me esqueci da chanson du jour! Não iria embora sem ela, não é? Como falamos de Paris, de arte, de amor, a musica so pode ser L' Amour à la Française, de Fatals Picards. O film du jour também fala de amor, mas amor por Paris. é um filme americano e bem conhecido, vocês devem ter no minimo ouvido falar: Paris Je t' Aime, de 2006 e de varios diretores. Se trata de uma compilação de curtas que mostram cada um dos 20 arrondissements (bairros) de Paris. As historias são independentes e de varios gêneros, dramaticas, engraçadas, de vampiros...etc.
  Agora sim me despeço com os bisous d' habitude! Bon weekend!

Bonjour à tous! - Ola a todos!
pas rigolo - sério
la plupart - a maior parte
évidemment - obviamente
Saint Valentin - São Valentim, dia dos namorados
prochaine - proxima
chanson du jour - musica do dia
film du jour - filme do dia
arrondissements - bairros
bisous d' habitude - beijos de sempre
Bon weekend - bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário