domingo, 8 de janeiro de 2017

ça bouge!

Bonjour! Epa, o ano ta começando de vento em popa! No mesmo fim de semana da ultima publicação ja escrevo um novo post! So podem ser bons ventos!
Na verdade, sempre que escrevo surgem assuntos para um novo post. Apenas a falta de tempo que impede que ele se realize.
Esse inicio de ano começa animado não apenas por motivos obvios de recomeço, festa de ano novo e tal, até porque aqui é inverno e não é como no Brasil que quase todos estão de férias e so começam depois do Carnaval. Eu, por exemplo, retomei o trabalho no dia 03 de janeiro, uma terça-feira, a primeira do ano.
Acabadas as atividades de Natal começam outras atividades igualmente interessantes, ja que aqui não tem essa do ano começar so depois do Carnaval. As promoções começam nas lojas, e aqui é atividade estabelecida por lei, acreditam? Todas as lojas, sem exceções, devem ter seus produtos em promoção, que aqui se chama soldes. O Museu de Belas Artes, que existe em toda cidade grande para os padrões franceses, tem ja varias atividades de inicio de ano. Em fevereiro recomeça o festival Travelling, com filmes, shows, bar, etc. Mais informações aqui.


Mês que vem vou ao show da maravilhosa Jane Birkin. Ja falamos dela aqui e na nossa pagina do facebook, que vocês podem ir la curtir! Juro que não me incomodo! rs Enfim, ela sera a proxima biografia de quem falarei no facebook. Mas ja posso adiantar aqui...Jane B., titulo de uma musica escrita por seu companheiro Serge Gainsbourg (de quem também ja falamos bastante) e, evidentemene, suas iniciais, foi icone de moda, com seu estilo livre meio british meio français, mas sempre sexy e feminino. Foi icone na musica, com canções cantadas em seu francês agudo com sotaque inglês, o que o deixa ainda mais fofo. Foi icone no cinema, com filmes controversos como Je t'aime moi non plus, escrito igualmente por Gainsbourg, cujo titulo se baseia na musica do mesmo autor e que foi escândalo na época. Essa é minha dica de film du jour para vocês. Digo foi pois sua época de ouro ja passou, mas, assim como Aznavour, mas mais nova (ela tem 70 anos), ela ainda sob aos palcos, como agora em fevereiro, no show em que eu vou. Todo esse paragrafo para falar do show, mas também para introduzir nossa proxima homenageada.

Jane Birkin
   Ela não arrasa? Falando em Gainsbourg, eu e um amigo ontem fizemos uma jam session em homenagem a ele, cantando Le Boomerang. Sera que vocês gostam? Essa é nossa chanson du jour.
   Falando em cantores e tal (viu, foi so começar que me empolguei no assunto!), vai sair essa semana o filme Dalida, sobre a cantora italo-egipcia (mais uma vez uma não francesa que conquistou sua carreira na França). Ela sera nosso assunto da 4a semana, ja que seu nome artistico começa com D. Então, aguardem um pouquinho! Mas nada impede que falemos dela. Nascida em 1933 no Cairo, no Egito, ela ganha o Miss Egito, concurso no qual participou escondida. Seu sonho era de ir para a França e, vista por um agente francês, ela consegue realiza-lo. Ela se torna querida não apenas pelos franceses, mas também pelos arabes, ja que ela nasceu em um pais arabe. Ela canta até mesmo em arabe para seu publico. Dalida conheceu o sucesso na vida profissional, mas não na pessoal, tendo varias pessoas em torno dela que se suicidaram. Ela resolve seguir pelo mesmo caminho em 1987, aos 54 anos, depois de ja ter feito uma tentativa alguns anos antes. Dessa vez ela consegue.

Cartaz do filme sobre a cantora
A atriz que a representa também é italiana e se parece muito com ela. Vejam essa reportagem da Paris Match, em francês.

A atriz Sveva Alviti, sosia de Dalida!

Dalida
Elas não são iguaizinhas? Durante a filmagem do filme disseram à atriz de 32 anos "Por favor, não se sucide" tamanha as semelhanças não apenas fisicas entre as duas.
Bom, vou ficando por aqui, bisous à tous!

Bonjour - Ola (sim, não é apenas bom dia, é uma maneira de cumprimentar)
British - britânico
Français - francês
film du jour - filme do dia
chanson du jour - musica do dia
bisous à tous - beijos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário