domingo, 22 de janeiro de 2017

Il caille!!! Brr

Salut! No post ça bouge que postei esse mês mesmo, falei para vocês do filme sobre a cantora Dalida que acabou de sair. Então,, eu consegui ver o filme ontem! é muito bem feito, mas triste, pois a vida dela foi repleta de situações amorosas complicadas e que não deram certo. Fora isso seu pai foi preso e quando voltou batia neles, houve um aborto que resultou em infertilidade e duas tentativas de suicidio - uma que deu certo, terminando com a vida da cantora aos 54 anos, em um domingo (dia em que ela achava que ia morrer) de 1987.
Adoro assistir (e ler) biografias, que aqui na França eles chamam de biopic , quando é televisada ou filmada. Também adoro ir ao cinema, embora eu va pouco (essa foi a primeira vez esse ano). No momento estou mais assistindo filmes em casa, no festival de cinema do qual falei para vocês no post D' amour et d'eau fraîche, que é titulo de um filme que assisti justamente nesse festival.

Mudando de assunto, esta bem frio esse mês em especial. Tinha sido prevista uma onda de frio à partir do dia 17 de janeiro, e ela chegou aqui dia 18, e ainda ta durando. Todo liquido que fica do lado de fora ta congelando, os lagos e rios, e a grama tem amanhecido congelada também, coberta por gelo. Mas, pelo menos aqui, não nevou esses dias.
Grama congelada

Carro coberto por gelo

Laguinho congelado

Brrr, frio so de olhar, n' est-ce pas?
Outra coisa que gostaria de compartilhar é esse crepe delicioso - e lindo - que comi ontem no jantar em uma creperia. Não da agua na boca?

Crepe delicia!
é um crepe fechadinho, ao contrario da maioria que vem aberto. E lembrando que crepe aqui na França é apenas sobremesa, ok? O salgado se chama galette.
Então vamos de chanson du jour? Falamos de novo da Dalida, e acabei achando essa musica que fala do nosso Rio de Janeiro. Se chama Rio do Brasil e aqui vocês podem ver a cantora em performance em 1980. O film du jour vai ser um filme que eu assisti de novo no My French Film Festival, que depois alcançou um grande publico. Se trata de Tout ce qui brille, de Géraldine Nakache e Hervé Mimran, de 2009, faz alusão à expressão "nem tudo o que reluz é ouro", ou, em francês "Tout ce qui brille n' est pas or". Fala da vida de duas amigas de infância do suburbio de Paris, que se fazem passar por verdadeiras parisienses aos seus amigos, sobretudo amigas, ricas de Paris. O que não cola muito, ja que elas passam por varias situações que mostram que a pose que querem manter não é bem la essas coisas...e que as pessoas não acreditam muito. Dai o titulo.
Bom, espero que tenham feito boa leitura. Fico por aqui, desejando a todos uma boa noite (tarde ai no Brasil) e des gros bisous!

Salut - Oi
n' est-ce pas? - Né?
Chanson du jour - musica do dia
film du jour - filme do dia
Gros bisous - grandes beijos

domingo, 15 de janeiro de 2017

D'amour et d'eau fraîche

Salut! Eu falei para vocês que o ano começa animado, com varias coisas para fazer. Mas isso não é so na França, não, ta? Vocês que estão no Brasil ou ailleurs, podem acompanhar gratuitamente todos, eu disse TODOS os filmes do My French Film Festival! Ja coloquei mastigadinho em português para facilitar a vida de todos...as legendas também existem em português, basta ativa-las em CC durante o filme.
Então, estou feliz pois passamos das 10 mil visualizações! E o blog esse ano com certeza vai passar os mingados 6 posts do ano passado, ja que esse ja é o 5° do ano e estamos apenas em janeiro...bons ventos vieram com 2017! O engraçado é que escrevo quase sempre em português, mas meu publico maior vem da França...sera que alguém entende o que eu escrevo? Sera que tem como traduzir no proprio blog?
Bom, mudando de assunto, eu ja tinha visto essa obra, mas acabaram de mandar um whatsapp com fotos de eventos, artisticos ou da natureza, com fotos incriveis e fui fuçar mais um pouquinho sobre duas das três mostradas no arquivo. Uma delas é uma loja de computadores com piso incrivel, que na verdade é plano, mas parece afundar.
Loja em Paris
A qualidade da foto não é la essas coisas pois estava no pinterest, e como não tenho conta la, não pude baixar a foto original. Mas da para ter uma ideia.
A outra imagem era do artista marroquino Bruno Catalano. Talvez vocês ja tenham visto a série de viajantes que ele criou em algumas cidades francesas. Se não estão visualizando, é esta aqui:



Mesmo no site oficial não consigo achar o local exato das obras, mas deve ser em Marseille, no sul da França, onde o artista cresceu. Para os viajantes de alma, essas obras são para vocês!

Como no post passado falamos de E Deus Criou a Mulher, filme bombastico de Roger Vadim, a chanson du jour vai ser outra que esta no filme, que nossa Brigitte escuta na vitrola do bar, Dis-moi quelque chose de gentil, de Solange Berry. E, ja que estamos falando do sul da França desde o post passado (Saint Tropez) até esse (Marseille), o film du jour vai ser um filme que conta a historia de uma parisiense que acaba de se formar e não tem emprego. Ela parte se aventurar no sul da França com o novo namorado, um traficante de drogas. O filme foi apresentado tem alguns anos no mesmo festival do qual eu falei no inicio do post e se chama D' amour et d' eau fraiche, de Isabelle Czajka. A tradução seria viver de amor e de agua fresca, ou seja, viver de brisa, ou de sombra e agua fresca, como dizemos no Brasil. 
Deixo beijos especiais, cinematograficos, com ninguém menos que Jean-Paul Belmondo em Acossado (à bout de souffle), nosso muso.

Bisous!
ailleurs - em outro lugar
chanson du jour - musica do dia
film du jour - filme do dia
Bisous - beijos

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

E Deus Criou a Mulher

Oi oi! Ja sei que no Brasil vocês estão morrendo de calor! Aqui, pelo contrario, ta frio, um frio gostoso até, para inveja de alguns e horror de outros, que gostariam de estar ao sol...é, nunca estamos satisfeitos, não é?
Se você esta no calor, aproveite para sensualizar à la Bardot no filme cult Et Dieu Créa la Femme (E Deus Criou a Mulher):


Quando for verão por aqui, repostarei esse gif, soyez certains!
Falando no filme, no final do ano Arte, um canal francês, transmitiu esse filme, para fechar o ano com chave de ouro. Foi o primeiro filme de Roger Vadim, e talvez o melhor, mas certamente o mais célebre de todos, tendo levado à fama uma ainda desconhecida Brigitte Bardot, que, como ja falei aqui, é nossa musa-mor. Ele data de 1956 (la vou eu de novo com meus filmes antigos! Alias, hoje peguei três na biblioteca para ver, um deles também com nossa BB) e se passa na também ainda desconhecida Saint Tropez, na época ainda vilarejo de pescadores e que foi pouco a pouco transformada pelo furacão Brigitte e a jet-set da época.
No seu filme, Vadim aborda a sensualidade e o erotismo da (primeiramente sua) musa, que na época era também sua mulher. Na época o filme foi um escândalo, mas também o inicio de uma revolução dos modos, das mentalidades. Brigitte Bardot não se contenta de desfilar seu corpo perfeito, mas também sua maneira de falar e de se mexer diante das câmeras, sua non-chalance (ja falamos do termo aqui. Quer dizer quando uma pessoa descontraidamente tem um ar meio sexy, atraente, meio sem-querer-querendo) animalesca, seu je-m'en-foutisme (tipo, cagar para o publico) mudam do cinema convencional, dos clichês e dos dialogos muito literarios.  é obvio que esse é nosso film du jourE Deus Criou a Mulher ( e um dos filmes que eu mais gosto). Desculpem por ser em inglês, mas não achei o trailer nem em português, nem em francês. A chanson du jour, é claro que é esse frenético mambo que escutamos quando ela dança em frenesi.
ARTE é alias um otimo canal para assistir filmes, espetaculos de dança e uma série youtube que eu gosto muito, que é a Blow Up, que fala de cinema, fazendo divertidas listinhas de tal ou tal assunto. Também tem a Désintox, que trata de temas da atualidade, mais polêmicos, como politica. Tudo isso no youtube, e, claro, em bom français!
Para nos que estamos no frio, que tal sonhar com diamantes com esse post da Vogue falando sobre diamantes no cinema?
Vou ficando por aqui, ja falei o que queria falar! Vamos certamente esse ano passar o numero de posts do ano passado, que bom! Bisous à tous!

à la Bardot - da maneira da Brigitte Bardot
soyez certains - estejam certos
film du jour - filme do dia
chanson du jour - musica do dia
français - francês
Bisous à tous - beijos em todos

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Les Petits Plaisirs

Salut! E finalmente chegamos ao 100° post! Falei para vocês que isso aconteceria em janeiro de 2017, e, promessa é divida! Alias, estou muito inspirada nesse inicio de ano, ja perceberam, n' est-ce pas?
O post de hoje vai ser algo à la Amélie Poulain e seus pequenos prazeres. Amélie Poulain acho (e espero) que não preciso apresentar a ninguém, ou sim? Para quem não esta visualizando, ou apenas sabe que ela existe, é um filme que fala sobre a felicidade, principalmente nos pequenos prazeres da vida, muitos quotidianos. Vejam esse trecho para entenderem melhor (esta em francês sem legendas).
Mas ela não vai ser nosso assunto principal. Fuçando na internet achei esses desenhos da ilustradora Mathou, que tem esse blog do link e tem desenhos bonitos e atuais. Outra ilustradora que eu adoro é a Soledad, que tem esse site com uma introdução à altura! Tenho duas agendas com desenhos dela, da série das Paresseuses (as preguiçosas) ...ela tem a tirinha na revista Elle francesa (é claro) e publica como BD (historia em quadrinhos) também.
Mas hoje não vamos falar de Soledad, apesar de eu convida-los para dar uma olhada na arte dela!
Falemos então de Mathou, minha nova descoberta. No seu ultimo album, intitulado "Tout plaquer et aller prendre un bain" (largar tudo e ir tomar banho - lembrando que banho na França é realmente banho de banheira, ou seja, para relaxar) ela conta que a intenção é de fazer sorrir, rir e fazer as pessoas lembrarem como essas pequenas coisas são divertidas. A felicidade esta ao nosso alcance. Quer conferir?

Voltar para casa de bicicleta
 Esse é um habito bem francês! Ir para a faculdade, escola, parque, até mesmo fazer pequenas compras, tudo de vélo!
Mudar de sabonete
 Porque tomar uma ducha, além de ser prazeroso, o é mais quando temos itens novos - e desconhecidos por nos! Tem uma marca francesa que lançou sabonetes liquidos com "cheiro de infância"! Não me lembro a marca, mas lembro que eu comprei e eram muito bons, embora marcantes demais!
Quando a gente decide de ir para casa a pé
 Além da bicicleta, andar pode ser um habito bem prazeroso - especialmente quando não temos saltos 15.
O cheiro dos livros
 Livros novos numa livraria ou que acabamos de comprar, ou ganhar, guardam um cheirinho especial, unico, não acham?
Deslizar nos lençois limpos
 Apesar da dificuldade de mudar toda a roupa de cama necessaria para dormir confortavelmente no frio europeu, uma vez feito é uma delicia estar na cama com lençois recém-trocados!
Andar sobre as linhas brancas (e apenas sobre as linhas brancas!)
 Quem quando criança, ou, confesse, mais velho também, nunca fez isso?
Respirar ar fresco
 Minha tradução não é literal pois "ir pegar um ar" não se diz muito em português, como pegar um sol, por exemplo. Mas aqui na França pegar um ar é sair do lugar fechado em que passamos muito nessa época - o inverno - para a rua, um parque, um lugar ao ar livre.
O cheiro do café (e da geléia que gruda nos dedos)
Quem não gosta de cheirinho de café, não é? Francês adora café - as pauses cafés são sagradas aqui! Não so no trabalho, como na faculdade, ou até mesmo em casa. Receber alguém com um café quentinho ou um cha também é bastante feito por aqui.
Para terminar nosso post "visual", claro que tem as dicas do dia, como a chanson du jour e o film du jour. Como falei de Dalida no post ça bouge, mas sem pôr nenhuma musica dela, a musica do dia vai ser Paroles Paroles, que ela canta com um antigo affair, o belo Alain Delon. E, ja que falamos em Alain Delon, o filme do dia vai ser La Piscine. Assim vocês podem ver mais do homem dos lindos olhos azuis, e também uma toute jeune Jane Birkin, de quem também falamos no post anterior. O filme data de 1969 (ja sabem que gosto de filmes antigos) e se passa na bela Saint-Tropez (ops, isso me da assunto para um novo post ;) é um filme do gênero policial, então vou deixar o suspense por conta da curiosidade de vocês! Tenham um bom dia e boa semana! Bisous!

Salut - Ola
n' est-ce pas - não é?
à la - da maneira de
vélo - bicicleta
pauses cafés - Pausa para o café
chanson du jour - musica do dia
film du jour - filme do dia
toute jeune - novinha
Bisous - beijos

domingo, 8 de janeiro de 2017

ça bouge!

Bonjour! Epa, o ano ta começando de vento em popa! No mesmo fim de semana da ultima publicação ja escrevo um novo post! So podem ser bons ventos!
Na verdade, sempre que escrevo surgem assuntos para um novo post. Apenas a falta de tempo que impede que ele se realize.
Esse inicio de ano começa animado não apenas por motivos obvios de recomeço, festa de ano novo e tal, até porque aqui é inverno e não é como no Brasil que quase todos estão de férias e so começam depois do Carnaval. Eu, por exemplo, retomei o trabalho no dia 03 de janeiro, uma terça-feira, a primeira do ano.
Acabadas as atividades de Natal começam outras atividades igualmente interessantes, ja que aqui não tem essa do ano começar so depois do Carnaval. As promoções começam nas lojas, e aqui é atividade estabelecida por lei, acreditam? Todas as lojas, sem exceções, devem ter seus produtos em promoção, que aqui se chama soldes. O Museu de Belas Artes, que existe em toda cidade grande para os padrões franceses, tem ja varias atividades de inicio de ano. Em fevereiro recomeça o festival Travelling, com filmes, shows, bar, etc. Mais informações aqui.


Mês que vem vou ao show da maravilhosa Jane Birkin. Ja falamos dela aqui e na nossa pagina do facebook, que vocês podem ir la curtir! Juro que não me incomodo! rs Enfim, ela sera a proxima biografia de quem falarei no facebook. Mas ja posso adiantar aqui...Jane B., titulo de uma musica escrita por seu companheiro Serge Gainsbourg (de quem também ja falamos bastante) e, evidentemene, suas iniciais, foi icone de moda, com seu estilo livre meio british meio français, mas sempre sexy e feminino. Foi icone na musica, com canções cantadas em seu francês agudo com sotaque inglês, o que o deixa ainda mais fofo. Foi icone no cinema, com filmes controversos como Je t'aime moi non plus, escrito igualmente por Gainsbourg, cujo titulo se baseia na musica do mesmo autor e que foi escândalo na época. Essa é minha dica de film du jour para vocês. Digo foi pois sua época de ouro ja passou, mas, assim como Aznavour, mas mais nova (ela tem 70 anos), ela ainda sob aos palcos, como agora em fevereiro, no show em que eu vou. Todo esse paragrafo para falar do show, mas também para introduzir nossa proxima homenageada.

Jane Birkin
   Ela não arrasa? Falando em Gainsbourg, eu e um amigo ontem fizemos uma jam session em homenagem a ele, cantando Le Boomerang. Sera que vocês gostam? Essa é nossa chanson du jour.
   Falando em cantores e tal (viu, foi so começar que me empolguei no assunto!), vai sair essa semana o filme Dalida, sobre a cantora italo-egipcia (mais uma vez uma não francesa que conquistou sua carreira na França). Ela sera nosso assunto da 4a semana, ja que seu nome artistico começa com D. Então, aguardem um pouquinho! Mas nada impede que falemos dela. Nascida em 1933 no Cairo, no Egito, ela ganha o Miss Egito, concurso no qual participou escondida. Seu sonho era de ir para a França e, vista por um agente francês, ela consegue realiza-lo. Ela se torna querida não apenas pelos franceses, mas também pelos arabes, ja que ela nasceu em um pais arabe. Ela canta até mesmo em arabe para seu publico. Dalida conheceu o sucesso na vida profissional, mas não na pessoal, tendo varias pessoas em torno dela que se suicidaram. Ela resolve seguir pelo mesmo caminho em 1987, aos 54 anos, depois de ja ter feito uma tentativa alguns anos antes. Dessa vez ela consegue.

Cartaz do filme sobre a cantora
A atriz que a representa também é italiana e se parece muito com ela. Vejam essa reportagem da Paris Match, em francês.

A atriz Sveva Alviti, sosia de Dalida!

Dalida
Elas não são iguaizinhas? Durante a filmagem do filme disseram à atriz de 32 anos "Por favor, não se sucide" tamanha as semelhanças não apenas fisicas entre as duas.
Bom, vou ficando por aqui, bisous à tous!

Bonjour - Ola (sim, não é apenas bom dia, é uma maneira de cumprimentar)
British - britânico
Français - francês
film du jour - filme do dia
chanson du jour - musica do dia
bisous à tous - beijos a todos

sábado, 7 de janeiro de 2017

Feliz 2017!

Bonsoir! Então, para começar bem o ano e nosso blog, ai vai um post menos de um mês depois do ultimo! E ainda na primeira semana do ano! Feliz ano novo a todos! Bonne année! Bonne santé! Como dizem por aqui!


Como eu falei para vocês no ultimo post, passei a data em Portugal, e não na França. Pela primeira vez morando aqui, pois nos outros anos passei em Rennes ou em Paris.
Começamos o ano com novidades! Como sempre postei a chanson du jour, tive a ideia de divulgar mais sobre artistas (em especial da musica) franceses ou francofonos! Como? Falando um pouco da biografia deles, uma foto e uma das musicas mais conhecidas deles. Isso tudo na nossa fã page no facebook, confiram la! Sera um artista por semana, em ordem alfabética de sobrenome ou nome artistico, começando pelo A até Z e voltando ao A assim que terminar. Da duas voltas por ano no alfabeto, ja que temos 52 semanas!
Essa semana comecei pelo classico e bem querido Charles Aznavour! Perfeito que ele tenha sobrenome com A, ja que ele representa bem a França! Como muitos franceses, ele tem origens e dupla nacionalidade (é também armênio). Nasceu em 1924 e tem 92 anos, quase 93, e ainda sobe aos palcos! é ou não é incrivel? Ele começou a carreira artistica ha mais de 80 anos! So de carreira! Não tô falando para vocês que é um classico? Um patrimônio francês! E ele ja cantou e vai cantar no Brasil bientôt, em março para ser mais exata. Isso vocês podem conferir no site oficial dele. No Brasil ele tem musicas em trilhas sonoras. Me lembro mais de Hier Encore, na minissérie Presença de Anita, de 2001 na Rede Globo. Creio que tinha outra musica dele na trilha sonora. A historia era que o Armando, antigo amante e protetor da Anita, falava francês, tinha morado na França e escutava musicas antigas francesas, que ela aprendeu a cantar. Essa é nossa chanson du jour.

Charles Aznavour
Falando em datas, ontem foi dia de reis! Aqui na França o dia, ou a semana, são dedicados a comer a galette des rois com a familia ou amigos (ou os dois). Dentro da galette, que é uma espécie de torta, vem uma fève, que é uma pecinha de porcelana. Aquele que morde o pedaço com a pecinha é o rei ou rainha do dia e recebe uma coroa de papelão! Ele(a) tem direito a escolher um rei/rainha para o acompanhar e pode pedir o que quiser! As crianças ficam debaixo da mesa e são as primeiras a receber os pedaços. é uma tradição divertida que garante uma primeira noite reunidos no inicio do ano, depois das grandes festas. Eu comi ontem uma com recheio de caramelo à manteiga salgada, tipico aqui da Bretanha.

Falando em comida, fui à uma creperia essa semana e comi um crepe de sobremesa (na França crepe é sempre doce, atenção!) com o simbolo da Bretanha, olha que fofo!


E mal cheguei na França, chegou a neve! Ja tinha nevado no dia 31 de dezembro e eu não estava aqui...Ai logo que cheguei, dia 03, peguei neve ao chegar na minha cidade! Delicia!

Grama congelada
Para terminar o post, o filme que recomendo é o ultimo que assisti, dessa vez não no cinema, pois o filme data de 1994. Léon foi o primeiro filme da atriz Natalie Portman, que tinha apenas 12 anos. Foi gravado em Nova York apesar do diretor, Luc Besson e o ator pricipal, Jean Réno, serem franceses. Conta como se cruzam as vidas de uma menina recém-orfã de 12 anos e de um assassino profissional. é também um classico, como tudo sobre o que falamos hoje. Então, boa noite para todos, e, encore bonne année!

Bonne année! Bonne santé! - Feliz ano novo! Boa saude!
chanson du jour - Musica do dia
bientôt - em breve
encore bonne année - Insistindo nos votos de feliz ano novo!