quarta-feira, 29 de maio de 2013

Viajando de Trem

Hoje é a primeira véspera de feriado do blog! Uhul!

   Continuando o post de como chegar ao nosso destino, hoje vou falar de outro meio de transporte,  o trem. Trem no Brasil só turístico, ou pelo menos se vendem como tal, embora muitas vezes sirvam como transporte, mas com um precinho para turista mesmo.
   No Brasil fiz duas viagens de trem turísticas, que valeram a pena por causa da vista ao longo do trajeto. A primeira foi de Ouro Preto para Mariana, cidades vizinhas. Trem de Ouro Preto para Mariana Dá para comprar ida e volta ou só ida, que foi meu caso. Acho que é o mesmo trajeto, ou a ida é mais bonita que a volta, algo assim, então resolvi comprar só a ida e voltar de ônibus intermunicipal, que é bem mais barato (e ainda via outro trajeto). Saí bem cedinho para aproveitar a cidade de Mariana, a qual voltei no dia seguinte, dessa vez de ônibus mesmo. O trem é uma espécie de maria-fumaça, ou seja, bonito, vai relativamente devagar, dando para apreciar toda a vista e ainda tem guia que vai nos dizendo para que lado olhar e explicando o trajeto. Vale muito a pena. Além disso as estações de Mariana e de Ouro Preto são uma graça. A última tem espaço para exposição, um café dentro de um vagão charmosíssimo e até uma mini-biblioteca. Realmente um espaço cultural. Mesmo se você não for tomar o trem, vale a pena a ida até a estação (foto abaixo)
   O trajeto é lindo, todo em penhasco, com uma vegetação plena, cachoeiras e fazendas pelo caminho. Além de uma ponte linda e bem-feita, para a passagem do trem. O bom é sentar do lado direito, que é o lado do penhasco. Do outro se vê mais a mata e pequenas quedas d´ água.



As imagens acima são: interior do trem, seu trajeto e chegada na estação de Mariana.
 
   Outro passeio legal de trem é de Paranaguá à Morretes, no Paraná. Esse trem vai até Curitiba, e além de servir de trem de viagem é também turístico. A paisagem também é linda. Os caras fazem uma super propaganda, achei aquém do que falam, mas não menos bonita por isso. No caminho também passamos por morros, lagos e cachoeiras, e no fim é meio sem graça, tudo plano.
   Aí vai o site do passeio de trem Trem Serra Verde. Mais um comentário, a estação de Paranaguá é uma bagunça, então fiquem ligados no trem e no vagão a tomar. Os assentos são numerados, mas lado bom a sentar é o direito, embora nesse tivessem surpresas dos dois lados. Mas sente no assento que comprou, para evitar confusão.Tem um guia que vai explicando o trajeto.
   Vou terminando um post com mais uma música falando bem do mês de maio em Paris (já sabem a época boa de ir para lá, né? ;] ). Sabe como é, lembrei de uma que levou à outra, e à outra... acho que é a última. Bem, esse mês é mesmo maravilhoso, não é?
Paris au Mois de Mai - musiquinha que aprendemos na escola, enquanto crianças :P

Um comentário:

  1. Na verdade já começamos aqui a falar de Brigitte Bardot...na música de Aznavour citada, tem um trecho: "...avec presque rien sur le dos qui se prennent pour brigitte bardot..."

    ResponderExcluir