quinta-feira, 30 de maio de 2013

Filme-Sensação e Casamento Gay

   Feriado! Dia de sair passeando por aí, sem o menor compromisso, igual minha musa-mor Brigitte Bardot na foto abaixo:
   Aliás, provavelmente vocês vão ouvir falar bastante dela aqui no blog, já que tratamos da cultura francesa e ela é uma grande representante, de tempos áureos que não voltam mais.
   A musiquinha de hoje vai ser a primeira que não é em francês, a clássica que celebra o dia de hoje - Holiday, da outra musa Madonna.

   Então hoje vamos fazer um pouco diferente. Não quero que o blog fique restrito ao tema de viagens, também queria ter a liberdade de tratar de outros assuntos do momento ou que venham a calhar. Portanto hoje vamos falar do filme-sensação do momento, o francês Blue is The Warmest Color, do diretor franco-tunísio Abdellatif Kechiche. Na verdade ainda não tive o prazer de ver o filme, que ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes. Mas sei que se trata da relação de duas garotas, com cenas de sexo explícito (ui!). E conta com a presença da fofíssima, mas cara-de-sono Léa Seydoux.

   Com a repercussão do filme, esse é o momento dela e da atriz Adèle Exarchopoulos. Aliás, estava vendo agora mesmo uma divertida entrevista com as duas. Na verdade é tipo um bate-bola, aparecem questões ou comentários feitos em relação ao filme e às atrizes, e elas, bem francas, dizem o que pensam, com bom humor. Segue o vídeo, só que está em francês:
   É o segundo vídeo no site, o primeiro é um comercial.
   Falando sobre o tema do filme -  uma relação homossexual - depois da recente liberação do casamento gay na França, após muitos protestos, dois homens se casaram em Montpellier.


Trata-se de Vincent Autin e Bruno Boileau, cuja cerimônia foi filmada e passada ao vivo na tevê francesa. O momento do "sim" foi muito aplaudido pelos convidados. Realizado por  Helène Mandroux, esta declarou que o casamento foi um "estágio na modernização do nosso país".
   Pesquisas sugerem que entre 55% e 60% dos franceses apoiam o casamento gay. Quem não apoia, agora já é tarde, já é fato. A França se torna assim o 14º país a legalizar o casamento gay.
   Tenham um ótimo dia de feriado! À bientôt!

Nenhum comentário:

Postar um comentário