sexta-feira, 31 de maio de 2013

Escapada de Feriado

   Boa tarde! Talvez esteja tarde para postar sobre uma escapada de feriado prolongado, afinal o feriado foi ontem e o ideal seria ter viajado ontem mesmo ou anteontem para aproveitar mais. Mas conheço gente que está viajando hoje mesmo, e nunca é tarde para dar dicas, né, até porque podem servir para um próximo feriado prolongado ou até mesmo fim de semana.

 Hoje vou fazer diferente, vou começar com a música do dia para vocês ouvirem enquanto vão lendo as dicas. Agora em português (já viram que fugi um pouco da temática das músicas francesas, né? Mas elas voltarão, com certeza!), a última "homenagem" ao mês de maio...do Kid Abelha, Maio. E vamos fechando o mês...
   Voltando a nossa dica de viagem de feriado, para quem está no Rio de Janeiro recomendo a Região dos Lagos. Claro que não apenas, mas hoje vou falar dela. Recomendada também aos mineiros  - risos (o que tem de mineiro lá, que tem casa ou aluga para temporada, vou te contar, viu!)! É de fácil acesso e compõe várias cidades, entre elas Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação de Búzios, mais conhecida simplesmente por Búzios. Do Rio para lá de carro leva de 2h à 3h30, dependendo para qual dessas cidades você vai, sendo Saquarema a mais próxima e Búzios a mais distante. Depende também do número de paradas feitas, se feitas. Eu particularmente quando vou de carro adoro parar em uma lanchonete em Rio Bonito, que se chama Pedra Bonita, por estar localizada na frente de um morro realmente bonito. Lá tem um pão com linguiça delicioso! Da última vez que fui de ônibus e minha prima de carro, e como é de lei ela parou lá, pedi para ela trazer o tão famoso pão para mim! O ônibus que vai para lá é da Auto viação 1001, os preços podem ser consultados e comprados por esse site, ou na loja deles na rodoviária, sendo que sempre tem uma fila gigante, ainda mais nesses feriados prolongados. Também tem fila para quem compra pela internet retirar seu ingresso, mas sempre é menor.
Arraial do Cabo e seu mar de um azul profundo
   Qual das cidades escolher? Então, eu recomendaria conhecer todas, nem que seja em feriados diferentes, ou passar umas férias mais longas por lá. Para quem está em Araruama, é bom conhecer Saquarema porque é pertinho, e vice-versa. Para quem está em Iguaba, uma dessas duas ou São Pedro. De São Pedro é bom ir para Arraial. E de Arraial para São Pedro ou Cabo Frio. Já estando em Cabo Frio, é facinho ir até Arraial do Cabo e Búzios, este último um pouco mais distante, levando uma hora de viagem de Cabo Frio, tanto de carro quanto de ônibus. O ônibus é um ônibus normal, pego na rua mesmo, com preço baixo também, e geralmente vai cheio pela quantidade de gente que trabalha nessas cidades e mora ao longo do trajeto.

Uma prainha encantadora encontrada por nós após uma caminhada, entre a praia do Peró e a praia das Conchas, em Cabo Frio 
    Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia são banhadas por lagos e não por mar, ou seja, não chegam a ser tão bonitas. Acho Arraial do Cabo mais tranquila, com praias debaixo de morros, em que tem que fazer uma caminhada para chegar. E água azulzinha, muito bonita! Cabo Frio é mais badalada, nas férias de verão ou nos feriados sempre tem shows na praia do Forte, a principal, além de ficar cheia de jovens à noite, que ficam bebendo na rua. As praias estão sempre cheias e tem também o canal, onde tem uma feirinha de artesanato e coisas gostosas como cocada e acarajé, além do clássico podrão. Comprei um brinco lindíssimo lá por 5 reais que nem parece que é de feirinha, e tenho até hoje. Além disso nessa área é que ficam os restaurantes, bares e as boates da cidade, ou seja, entretenimento garantido. Búzios também é bem badalada e cheia de turistas gringos. As coisas lá são mais caras, e na maioria das praias a gente é praticamente obrigado a sentar no quiosque deles e consumir, sobra pouca área de areia livre para estender sua canga. As praias são uma mais linda que a outra, com rochedos que as dividem e fazem formas magníficas, além de areias de cores diferentes, água azul, presença de tartarugas...eu diria quase o paraíso. Não é à tôa que Brigitte Bardot (olha ela aí de novo) se encantou por essa cidade e nela permaneceu alguns meses, andando pra lá e pra cá descalça e sendo simpática com a população local. Aliás, a cidade de pescadores na base passou a ser reconhecida e badalada após a presença do furacão Bardot. À noite a boa é a rua das pedras, reduto de restaurantes e bares, em que as ruas ficam cheias e em certas partes tem feirinha e atividades ao ar livre.
Estátua da Brigitte Bardot na orla que leva seu nome, em Búzios. A achamos diferente e mais feia do que na vida real, mas depois, vendo fotos dela por lá, ela estava bem parecida com a estátua mesmo


Búzios
Então, gostaram das dicas? That´s all folks!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Filme-Sensação e Casamento Gay

   Feriado! Dia de sair passeando por aí, sem o menor compromisso, igual minha musa-mor Brigitte Bardot na foto abaixo:
   Aliás, provavelmente vocês vão ouvir falar bastante dela aqui no blog, já que tratamos da cultura francesa e ela é uma grande representante, de tempos áureos que não voltam mais.
   A musiquinha de hoje vai ser a primeira que não é em francês, a clássica que celebra o dia de hoje - Holiday, da outra musa Madonna.

   Então hoje vamos fazer um pouco diferente. Não quero que o blog fique restrito ao tema de viagens, também queria ter a liberdade de tratar de outros assuntos do momento ou que venham a calhar. Portanto hoje vamos falar do filme-sensação do momento, o francês Blue is The Warmest Color, do diretor franco-tunísio Abdellatif Kechiche. Na verdade ainda não tive o prazer de ver o filme, que ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes. Mas sei que se trata da relação de duas garotas, com cenas de sexo explícito (ui!). E conta com a presença da fofíssima, mas cara-de-sono Léa Seydoux.

   Com a repercussão do filme, esse é o momento dela e da atriz Adèle Exarchopoulos. Aliás, estava vendo agora mesmo uma divertida entrevista com as duas. Na verdade é tipo um bate-bola, aparecem questões ou comentários feitos em relação ao filme e às atrizes, e elas, bem francas, dizem o que pensam, com bom humor. Segue o vídeo, só que está em francês:
   É o segundo vídeo no site, o primeiro é um comercial.
   Falando sobre o tema do filme -  uma relação homossexual - depois da recente liberação do casamento gay na França, após muitos protestos, dois homens se casaram em Montpellier.


Trata-se de Vincent Autin e Bruno Boileau, cuja cerimônia foi filmada e passada ao vivo na tevê francesa. O momento do "sim" foi muito aplaudido pelos convidados. Realizado por  Helène Mandroux, esta declarou que o casamento foi um "estágio na modernização do nosso país".
   Pesquisas sugerem que entre 55% e 60% dos franceses apoiam o casamento gay. Quem não apoia, agora já é tarde, já é fato. A França se torna assim o 14º país a legalizar o casamento gay.
   Tenham um ótimo dia de feriado! À bientôt!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Viajando de Trem

Hoje é a primeira véspera de feriado do blog! Uhul!

   Continuando o post de como chegar ao nosso destino, hoje vou falar de outro meio de transporte,  o trem. Trem no Brasil só turístico, ou pelo menos se vendem como tal, embora muitas vezes sirvam como transporte, mas com um precinho para turista mesmo.
   No Brasil fiz duas viagens de trem turísticas, que valeram a pena por causa da vista ao longo do trajeto. A primeira foi de Ouro Preto para Mariana, cidades vizinhas. Trem de Ouro Preto para Mariana Dá para comprar ida e volta ou só ida, que foi meu caso. Acho que é o mesmo trajeto, ou a ida é mais bonita que a volta, algo assim, então resolvi comprar só a ida e voltar de ônibus intermunicipal, que é bem mais barato (e ainda via outro trajeto). Saí bem cedinho para aproveitar a cidade de Mariana, a qual voltei no dia seguinte, dessa vez de ônibus mesmo. O trem é uma espécie de maria-fumaça, ou seja, bonito, vai relativamente devagar, dando para apreciar toda a vista e ainda tem guia que vai nos dizendo para que lado olhar e explicando o trajeto. Vale muito a pena. Além disso as estações de Mariana e de Ouro Preto são uma graça. A última tem espaço para exposição, um café dentro de um vagão charmosíssimo e até uma mini-biblioteca. Realmente um espaço cultural. Mesmo se você não for tomar o trem, vale a pena a ida até a estação (foto abaixo)
   O trajeto é lindo, todo em penhasco, com uma vegetação plena, cachoeiras e fazendas pelo caminho. Além de uma ponte linda e bem-feita, para a passagem do trem. O bom é sentar do lado direito, que é o lado do penhasco. Do outro se vê mais a mata e pequenas quedas d´ água.



As imagens acima são: interior do trem, seu trajeto e chegada na estação de Mariana.
 
   Outro passeio legal de trem é de Paranaguá à Morretes, no Paraná. Esse trem vai até Curitiba, e além de servir de trem de viagem é também turístico. A paisagem também é linda. Os caras fazem uma super propaganda, achei aquém do que falam, mas não menos bonita por isso. No caminho também passamos por morros, lagos e cachoeiras, e no fim é meio sem graça, tudo plano.
   Aí vai o site do passeio de trem Trem Serra Verde. Mais um comentário, a estação de Paranaguá é uma bagunça, então fiquem ligados no trem e no vagão a tomar. Os assentos são numerados, mas lado bom a sentar é o direito, embora nesse tivessem surpresas dos dois lados. Mas sente no assento que comprou, para evitar confusão.Tem um guia que vai explicando o trajeto.
   Vou terminando um post com mais uma música falando bem do mês de maio em Paris (já sabem a época boa de ir para lá, né? ;] ). Sabe como é, lembrei de uma que levou à outra, e à outra... acho que é a última. Bem, esse mês é mesmo maravilhoso, não é?
Paris au Mois de Mai - musiquinha que aprendemos na escola, enquanto crianças :P

Como Chegar

   No post de ontem falei sobre uma das maneiras de chegar ao seu destino, rachando a gasolina ou se aventurando numa carona. Hoje vou dar continuidade, mas falando de meios mais habitués, como o avião. Existem diversas companhias por aí, a nossa nacional  Gol, que volta e meia tem voos baratos, mas opera apenas em território nacional, a TAM, que tem programa de pontos que podem ser trocados por produtos, ou por outros voos, entre outras. A Gol é conhecida por suas barrinhas de cereais (risos). Se quiser ir pelo estômago, vá de Air France. Eles servem fartas refeições, com direito a champagne, ou até mesmo cerveja. Com sorte você pode pegar um voo cuja tripulação é cheia de humor. Veja o vídeo seguinte: Kulula Airways
Está em inglês com legendas em francês, espero que entenda e veja como é divertido estar em um voo com uma tripulação bem-humorada.
   Uma vez, fiz um voo inusitado da Air France de Berlim para Paris. Já no check in, como estávamos em um grupo grande nem olharam nossos passaportes. Acho que só o do professor que nos acompanhava, e devem ter pensado "Ah, são um bando de franceses voltando para o país deles, só deixar passar". No voo serviam cerveja (nunca tinha visto isso) e o comissário de bordo gostou de mim, começou a me cantar, a pedir meu telefone. Ele até me deu mais cerveja de graça, rs (me dei bem!) Além disso o comandante parecia bêbado, ele cumprimentou os passageiros de um jeito engraçado, não lembro dos detalhes, mas fez umas piadinhas e estava com uma voz super torta. Bêbado ou não, chegamos bem ao nosso destino, ufa!
 (Essa bagunça era minha refeição no voo noturno da Air France)
   Continuando a falar das companhias, essas das quais falei normalmente têm voos super caros. Aliás, tudo no Brasil é mais caro! Na Europa existem companhias de voos baratos como a Easy Jet ou a Ryanair. Essas só fazem voos dentro da Europa, mas você encontra coisas que valem super a pena. Consegui um voo por 5 euros uma vez. Isso mesmo, 5 euros! São diferentes das companhias convencionais, a cabine é pequena, tem apenas uma única classe, espaço pequeno entre um assento e outro. Para comer eles vendem os lanches, além de outras coisas sem impostos, mais baratas do que em terra. Na Ryanair não se escolhe o assento, é de quem chegar primeiro. Obviamente ninguém fica em pé. O que eles fazem é vender, por uns 10 euros, o direito de ser um dos primeiros a entrar no avião. Algo que nunca me interessou, ainda mais para voos curtos. Ainda vendem o direito de levar bagagem no bagageiro (o preço normal te dá direito a apenas uma bagagem de mão), que não custa muito a mais. O problema é essa bagagem estar com sobrepeso, aí você vai pagar altas taxas se não quiser deixar seus pertences para trás. Mas no fim vale muito a pena, só prever tudo direitinho e você voa pagando quase nada.
   Finalizando o post de hoje, deixo vocês com mais uma música exaltando o mês de maio, dessa vez sobre a revolução de maio de 68 em Paris. Anos que deviam ser maravilhosos, tão revolucionários! De Claude Nougaro Paris Mai. Bonne Soirée!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fazer Stop

   Para viajar temos que ter um meio para chegar lá, não é? Pode parecer fácil mas depende de muitos fatores...o primeiro, e mais importante é o quanto você dispõe para gastar com a viagem em geral e com os trajetos...muitas vezes o saldo é pequeno, como é meu caso. Se você for estudante ou estiver começando agora sua vida profissional, sabe do que eu estou falando. Então hoje pensei em falar de sites úteis com diversas maneiras de se deslocar. Infelizmente não conheço o mundo todo para indicar sites de vários países, mas aqui vai minha pequena contribuição.
   Na Europa, uma maneira barata de viajar é de carona....se tiver coragem, você pode fazer um stop, ou seja, ir na entrada de alguma estrada, na saída de alguma cidade, com uma plaquinha com o nome da cidade para onde você quer ir e contar com a boa vontade de algum motorista! Lá as pessoas param, e nunca ouvi falar de problemas passados com isso, se torna uma maneira barata e insólita de viajar. Aliás, conheço um (ex) casal de amigos que fez isso no Brasil mesmo. Confesso que por aqui teria medo, não é algo na nossa cultura. Imagino que apenas caminhoneiros parariam (como foi o caso deles). E, para uma garota viajando sozinha não é lá muito seguro, não é?
   Outra maneira mais segura de viajar de carona, mas sem pôr as caras nas ruas, é pelos sites Car Pooling, do Reino Unido, ou o site francês Covoiturage. O problema é que estão em língua local, ou seja, o primeiro em inglês e o segundo em francês. Mas em geral é fácil, você faz uma inscrição com seu nome, e-mail, telefone e procura pessoas que estejam partindo da cidade em que você está até a cidade em que você quer ir (ou arredores). Pode ser o destino final do motorista ou uma cidade por onde ele vá passar. Ele vai calcular o quanto vai gastar de gasolina e vai dividir esse valor contigo e com os outros que estarão no carro. O valor já estará estipulado no site, então você tem como escolher entre várias propostas e ver se está mesmo em conta ou mesmo em avião, ônibus ou trem seria mais barato. Às vezes pode ter apenas você e o motorista. Além de sair barato, você ainda conhece outra pessoa, vai conversando durante o trajeto, ouvindo música, vendo a paisagem da estrada...as estradas européias são boas, pouco engarrafamento (depende também da época e da cidade. Paris no ano novo ou em uma segunda de manhã está sempre com as entradas da cidade engarrafadas). Depois você escreve sua opinião sobre a pessoa que viajou contigo para servir de indicação aos próximos viajantes. Assim como ela escreve sobre você. Eu só tive boas experiências nesse tipo de viagem, as pessoas eram interessantes e se interessavam por me conhecer melhor. Em uma delas, na volta com o mesmo motorista com quem fui, pedi licença para ele para dormir durante o trajeto, pois estava cansada do meu fim-de-semana agitado. Ele concedeu e, mesmo não sendo muito educado, dormi o trajeto inteiro.Depois ele queria marcar de saírmos, risos, mas não fui tão longe! hehe

   Bom, finalizo hoje com uma música do Charles Aznavour, clássico da chanson francesa. Como estamos no fim de maio, aí vai uma música sobre o mês: J´aime Paris au Mois de Mai


Namore uma Pessoa que Viaja Muito

Então, gente, esse post não é meu original...Tinha pensado em já começar com dica de viagem, mas antes de escrever achei um post interessante em outro blog que achei que seria ideal para fazer uma introdução do tema do blog, viagens (e tudo relacionado a ela). O post se chama "Namore uma menina que viaja", do link seguinte: http://aventure-se.com/2013/05/24/namore-uma-garota-que-viaja/ Que aliás também não é post original deles. Achei o texto uma delícia, e eu diria, não apenas menina, mas namore uma pessoa que viaja...e muito. Mesmo que essa viagem não te inclua (conheço muitos casais que viajaram sem seus pares e a relação continuou, se fortaleceu...e alguns casos terminou, mas não por causa da viagem). Algo horrível em um casal é a total perda da liberdade, em que um deve sempre fazer as coisas acompanhado do outro, como se estivéssemos numa prisão ou ainda fôssemos crianças dependentes de um responsável...
   Então, uma pessoa com grande bagagem cultural que não tem medo de experimentar o novo só pode trazer benefícios para a sua relação (e para si). Uma pessoa que topa (quase) qualquer parada e que tem assunto de sobra só pode ser no mínimo interessante.
   Em uma viagem conheci um francês que a cada férias (ele tira várias ao longo do ano - bom, o sistema francês é diferente do brasileiro e isso lá varia de emprego para emprego) ele viaja a um lugar diferente pelo mundo (ou pela própria França). Além de super simpático, ele, que estava preparado para acampar mas não o fez pois não tinha ninguém no acampamento, dividiu a comida que tinha com a gente na praia (prova de generosidade), enquanto nos contava suas aventuras pelo mundo. Papo que não parou por aí, pois à noite, já no albergue, continuamos a nos deliciar com suas aventuras. Todo mundo embasbacado, querendo (pelo menos eu) estar no lugar dele. É ou não é uma pessoa interessante a se ter por perto? Não, não namorei esse cara, até porque no dia seguinte íamos embora. Mas é um exemplo de pessoa cuja companhia agradável pode levar a outras coisas.

   Então, leiam o post do blog que indiquei, é bem interessante. E, para finalizar, a música do dia é "Les Eaux de Mars", de Georges Moustaki, nascido egípicio mas com carreira francesa, local onde morava até morrer, na quinta-feira passada. Fica aqui a homenagem com essa musiquinha gostosa, que é a versão francesa de "Águas de Março". http://www.youtube.com/watch?v=PxMjenL4k-g

sábado, 25 de maio de 2013

Bienvenue!

Bonjour!

   Estava há algum tempo com a ideia de fazer um blog...quando eu era adolescente tinha um junto com minha prima e minha irmã, na verdade era um fotolog e postávamos fotos de nós três em viagens e em festas...algo mais para nos promover...hehe. Bem , era mais para nos divertirmos, na verdade, e ele aos poucos foi sendo abandonado.Eu mesma não postava muito, minha irmã que estava sempre recheando-o. Depois, na faculdade tínhamos um flog do meu grupo de amigos. Eu nem tinha a senha, só acompanhava as postagens, e era algo mais interno mesmo. Com o tempo e com as pessoas indo cada uma para um canto, o flog também acabou abandonado. Agora, anos depois me deu a vontade de retomar essa ideia. Gosto tanto de escrever, oras, porque não escrever não apenas para mim, mas publicamente, diariamente? (ou quase, não sei se terei assunto ou tempo para postar todo dia). Aproveitar meu tempo livre... Além disso tenho amigos que me pedem dicas de viagens, de lugares a visitar, e porque não concentrar essas dicas em um lugar só, servindo para todos logo de uma vez? Outro motivo, e é também o que dá nome ao blog, é que em breve estarei morando novamente em terras francesas. Como estarei longe e a internet será o meio de me comunicar com meus amigos e família, esse é mais um meio de ficar a par das coisas que vivo, e também das novidades do Velho Mundo, como algumas pessoas me perguntavam na época em que estava lá. Outra coisa que gostaria é postar uma música ou clipe de música por dia de postagem...adoro descobrir músicas ou clipes novos (novos para mim, podem ser dos modernos anos 60, usando um exemplo) e gostaria de compartilhar isso também, dando um ar mais cool ao blog...vamos ver se dá, né, ainda sou nova nesse mundo, tenho que ir testando para ver o que consigo postar ou não.
   Por enquanto que ainda estou no Brasil, vou procurar falar de espaços culturais e locais para visitar por aqui mesmo (algo requisitado por um novo-amigo colombiano que está por nossas terras). E não vou falar apenas da França, mesmo estando lá, nem só postar músicas francesas (para alívio do meu irmão rs). Sugestões são sempre bem-vindas, claro.
   Ah, o nome do blog é Ma Vie Française, mas no link da página não consegui pôr esse nome, então ficou um francês-português Ma Vie Francesa...tipo essa modinha de falar português com inglês, sem ter sido proposital.
   Então, soyez la bienvenue!

La Vie En Rose - A música do dia é uma das primeiras que conheci e aprendi a cantar em francês...aliás, tem uma letra fácil. Essa é minha versão favorita, que mescla com inglês, já que a Grace Jones é jamaicana e canta em inglês.