sábado, 4 de fevereiro de 2017

L' amour se faufile

   Caramba, agora que parei para pensar em quantos posts com titulo de ou falando de amor ja fiz! Acho que é facil, pois é um assunto universal, ao alcance de todos, mesmo daqueles que nunca viveram o tal "grande amor". Hoje estou vindo falar do assunto pois, como o meu titulo sugere, o amor esta no ar, ou pelo menos nas vitrines das lojas, nas propagandas e tudo mais. Estamos falando obviamente da proximidade do dia dos namorados comemorado na França e em varios outros paises no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim.
   A data, apesar do fundo religioso, é uma comemoração pagã que começou na Inglaterra do século XIV, ja que os ingleses acreditavam que os passaros arrumavam seus pares nesse dia exato. Em breve a data se repandiu para os paises europeus, e apos para outros paises. Não achei nenhuma referência falando sobre atribuições exatas de São Valentim às causas amorosas, como existem para Santo Antônio, mas, ce n' est pas grave, a data foi estabelcida e caiu bem no dia desse santo tão querido e tão odiado à la fois.
   Bom, a culpa não é do santo em si, mas, ao contrario do Brasil em que chamamos dia dos namorados sem diretamente atribuir o dia a um santo, nos paises em que se comemora dizem o "São Valentim", como em francês La Saint Valentin. Ou em inglês, Valentine's day, etc. Então, se você foge da data, seja para não presentear a pessoa amada numa data comercial, seja por justamente não ter essa pessoa especial e sofrer a cada ano no dia 14 de fevereiro (ou dia 12 de junho ai no Brasil), essa imagem é especial para você:

E você, diz não ou sim para essa data?
   Enfim, a imagem é ambigua, talvez fosse melhor essa:

Não à la Saint Valentin!
   Obviamente, para aqueles que não curtem a data. So não vale tomber dans la deprime, como essa moça:

Oh la la, encore cette Saint Valentin!

   Mas, se você é romântico e gosta de sonhar com o dia e romancear coisas, veja 30 casais mitos, lista fotografica da Vogue que mostra alguns casais famosos com belas historias de amor - não que tenham durado toda a vida necessariamente. Vemos alguns franceses na lista, como nossa musa Brigitte Bardot e seu primeiro amor (e marido), Roger Vadim. Um amor, como outros, que durou o que tinha que durar, não mais.
   E, imagina viver um amor em Paris? Eu ja vivi, mas acho longe de ser a cidade dos apaixonados, como ela tem fama de ser. é muito mais uma cidade cultural, a se descobrir com amigos, voire sozinho. Porque, sim, ha felicidade em tudo quanto é lugar e relação, e deve começar de nos com nos mesmos antes de colocarmos essa carga em outra pessoa. Portanto, se você esta apaixonado e sonha com uma lua de mel em Paris com seu amor, faça! Se esta sozinho e sonha com Paris para uma bela estada, faça também! Ninguém, eu disse ninguém, nas ruas de Paris ou n' importe où na França, vai ficar julgando você. Pelo contrario, é muito mais facil olharem torto para beijos apaixonados trocados em publico do que pela falta de companhia alheia. Sim, aqui as pessoas não andam nem de mãos dadas, enfim, da para ver casais assim, mas ainda é minoria. Essa historia de aliança antes do casamento como se faz no Brasil, ih, nem pensar! às vezes nem casados usam...

Un amour à Paris
Enfim, não se sinta mal pela sua independência, pelo contrario, os franceses apreciam muito isso! A dependência dans un couple que vemos no Brasil, da pessoa não poder e não fazer nada sem a companhia da outra, não existe por aqui, e é tant mieux! Ok, hoje estou inspirada e escrevendo muitas expressões em francês...podem deixar que no fim do post tem nosso mini-dicionario! Hehe

Moça bebendo sua taça de vinho tranquilamente sozinha @Alena Getman
    Então, convencido (a)? Sozinho ou acompanhado, va ser feliz! Para finalizar nosso post, duas musicas me vêm à cabeça. Vou prorizar àquela em francês, que se trata de La Habanera, de Bizet para a opera Carmen. Aqui interpretada pela francesa e bretã Nolwenn Leroy. Uma canção sobre amores, rebeldes, fugitivos e intensos! ;)
   E me desculpem pela musica de ontem! Na verdade ela ja fazia parte do blog, em um post antigo! Espero que me perdoem pelo erro! Mas, não faz mal em repetir, não é? Apesar de não me agradar muito colocar a mesma musica, pelo mesmo intérprete. Falando em Carmen, é uma opera muito interessante que eu assisti em forma de flamenco em Madrid em 2010. Tem varias adaptações para o cinema, inclusive no cinema francês. Como não achei a versão que eu assisti, procurem vocês mesmos, é minha dica de film du jour! ;)
 Bisous pleins d' amour!


 ce n' est pas grave - não tem problema
à la fois - ao mesmo tempo
La Saint Valentin - dia dos namorados
tomber dans la deprime - cair em depressão
Oh la la, encore cette Saint Valentin! - Meu Deus, de novo o dia dos namorados!
voire - não ha tradução literal para essa expressão. é dita quando você tem duas opções, e a segunda, dita apos a expressão, é mais plausivel.
n' importe où - em qualquer lugar
Un amour à Paris- um amor em Paris
dans un couple - em um casal
tant mieux - melhor assim
film du jour - filme do dia
Bisous pleins d' amour - beijos cheios de amor

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Sede de Escrever

Bonjour à tous! Para esse primeiro artigo de fevereiro, o 7° do ano, passando então TODOS os posts do ano passado :O começo inspirada. Primeiramente porque desde ontem a mão pede para escrever. Segundo porque, fuçando na internet, achei artigos e fotos que me inspiraram.

Robert Doisneau, La dactylo du Vert Galant ,Paris, 1947, representando minha vontade de escrever para vocês!

   Primeiramente, começaremos por um assunto pas rigolo, que é uma espécie de atentado que acabou de acontecer (novamente) em Paris. A noticia é que um soldado francês atirou em um maluco que tentou entrar no célebre museu do Louvre com um facão e duas malas, gritando em arabe e tentando atacar o tal soldado. Cliquem no link indicado para saberem mais. Esse mundo esta louco!
   Mas não vou me estender no assunto, até porque não sabem se foi terrorismo ou um caso isolado, nem de onde o cara é, etc.
   Como um assunto puxa o outro, falando no Museu do Louvre, vamos falar um pouco sobre arte. O Centro Pompidou comemora seus 40 anos esse ano, 2017. Construido em pleno coração de Paris, no chique bairro do Marais, ele também é familiarmente conhecido como Beaubourg, nome da praça em que esta localizado. Como o nome do museu mostra, ele foi obra do então presidente Georges Pompidou, que faleceu antes da inauguração, mas obteve a homenagem no nome de sua realização. No inicio, causou estranhamento nos parisienses, mas com isso eles ja estavam acostumados...pensem na...Torre Eiffel! Sim, a dama de ferro, como chamam os franceses, causou estranhamento e desaprovação na sua inauguração, justamente por ser de ferro, por ser uma estrutura aparente, por sua verticalidade, etc. O nosso Beaubourg é por ai, uma edificação ao inverso, com as tubulações aparentes, o que não agradou na época. Hoje em dia esse centro cultural faz parte do quotidiano dos parisienses, que o adoram (não é por menos, afinal la tem tudo!)!

Construção da "estranha" Torre Eiffel na paisagem parisiense

   Ainda falando de arte, "tombei" sobre esse site que mostra o unico filme de Claude Monet pintando. Infelizmente não consegui ver o video pois esta impedido de ser reproduzido onde moro, na França, mas acredito que no Brasil esteja liberado, vendo a quantidade de comentarios de brasileiros.
Monet (no Brasil pronunciamos errado, o certo é Moné) é um ou talvez o maior representante do impressionismo, um estilo de arte contemporâneo que rompeu com as tradições e o academicismo.
   Com toda a discussão no Brasil sobre a supressão das pichações e grafites em São Paulo, na França a arte em muros e locais publicos não é proibida, pelo contrario, é até incentivada, como vocês podem ver pela imagem seguinte, nas escadarias de Paris:

Uma escadaria de Paris

  E ainda dizem que o street art não é arte...vai entender...como eu disse no inicio do post, esse mundo esta ao inverso mesmo.
 
   Um outro assunto do qual gostaria de falar mais por aqui é...moda! Ou melhor, estilo! Falando de arte de rua, gostaria de mostrar como as verdadeiras pessoas, de carne e osso, se vestem e se portam por aqui...mas, falta coragem para dar esse passo, pois depende da boa vontade de outras pessoas, la plupart desconhecidos.
  E hoje também remarquei a proximidade de uma data para uns querida, ja para outros...évidemment, estamos falando da Saint Valentin! Ou melhor, o dia dos namorados na França, ou na maior parte do hemisfério norte, pelo menos. O quê? Você também faz parte do grupo que pensa assim, oh:


 
   Se sim (ou mesmo se não), acho melhor acabar o post por aqui! Hehe até porque o mesmo esta longo e isso da pano para manga! Fica para uma prochaine!
   Ah, claro que não me esqueci da chanson du jour! Não iria embora sem ela, não é? Como falamos de Paris, de arte, de amor, a musica so pode ser L' Amour à la Française, de Fatals Picards. O film du jour também fala de amor, mas amor por Paris. é um filme americano e bem conhecido, vocês devem ter no minimo ouvido falar: Paris Je t' Aime, de 2006 e de varios diretores. Se trata de uma compilação de curtas que mostram cada um dos 20 arrondissements (bairros) de Paris. As historias são independentes e de varios gêneros, dramaticas, engraçadas, de vampiros...etc.
  Agora sim me despeço com os bisous d' habitude! Bon weekend!

Bonjour à tous! - Ola a todos!
pas rigolo - sério
la plupart - a maior parte
évidemment - obviamente
Saint Valentin - São Valentim, dia dos namorados
prochaine - proxima
chanson du jour - musica do dia
film du jour - filme do dia
arrondissements - bairros
bisous d' habitude - beijos de sempre
Bon weekend - bom fim de semana!