sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Bonnes Fêtes!

Salut! O ano não podia acabar sem eu fazer um post me despedindo dele, não é? Esse ano fui totalmente relapsa no blog! No ano todo fiz menos de 10 posts, enquanto nos outros anos passava ou me aproximava dos 30, no minimo! Até me envergonha ver um numero so, em vez de dois...hehe Vamos entrar no 4° ano do blog em 2017! Vida longa à Ma Vie Française! Que tem alias uma pagina no facebook, vocês ja curtiram la?
Mas, apesar de eu ser relapsa, o blog se aproxima do 100°post! Quando chegar, é claro que vou falar para vocês e comemorar aqui! rs E se aproxima também da 10 milésima visualização! Bons numeros para começar 2017 com o pé direito, n' est-ce pas?
Agora vamos às novidades! Lembram do filme Bienvenue à Marly-Gomont do qual falei para vocês no post Bolsas de Estudo? Então, ele esta a partir de agora disponivel no Netflix! Sem desculpas para vocês não o assistirem! ;)
Esse fim de semana, na França inteira, ha a Fête du Court, que comemora o dia mais curto do ano (21 de dezembro, solsticio de inverno aqui no hemisfério norte) com curtas-metragens em varias cidades da França. Outro programa imperdivel para você que esta nas bandas de ca! Eu devo ir amanhã, é so até domingo! Para quem esta no Rio de Janeiro, o dia mais curto do ano também vai ser comemorado com este evento da Aliança Francesa, com a presença do diretor Bernard Payen.
Mais outro evento cinematografico começara em breve! é o aguardado My French Film Festival. Quando digo aguardado é pelo menos por mim, que sou veterana, ja que o assisto desde a primeira edição! No Brasil, o festival que vai de 13 de janeiro a 13 de fevereiro e é totalmente online, é de graça! Mais um programão para não perder, e dessa vez não precisa nem sair de casa!
Ja perceberam que eu gosto bastante de cinema, non? Apesar de eu não frequentar muito, até porque adoro filmes antigos que são mais faceis de ver em casa, depois de pegar em uma mediateca...aqui na França tem varios! Então vamos aproveitar o embalo para a dica cinematografica du jour! Sera um filme que eu vi justamente no cinema tem alguns meses, Cézanne e Eu, que conta a longa amizade de émile Zola, o escritor, e Paul Cézanne, o pintor. é uma comédia biografica e dramatica, com bons atores representando grandes personalidades do  final do 19° e inicio do 20° séculos da nossa era. é um filme que fala sobre arte, mas não é um filme de arte, entendem a diferença?
Falando em arte, para quem entende francês muito bem, recomendo escutar semanalmente Déjeuner sur Rennes, uma emissão da minha faculdade que pode ser acessada em podcasts ou ao vivo às terças-feiras às 13h, pela internet mesmo. O quadro que da nome à emissão é justamente o quadro do inicio do trailer do filme , "Le Déjeuner sur L'herbe", ou, na tradução em português "O Almoço na Relva", de édouard Manet, um pintor impressionista.
E, como um assunto puxa outro, falando na minha faculdade, na semana passada o Globo Reporter fez uma emissão sobre a Bretanha, e fala de Rennes também, a capital dessa região e cidade onde eu moro. Se você como eu não assistiu ao vivo, da para ver a reportagem dividida em capitulos de temas no site do Globo Reporter, no link acima. Claro que fiquei bem feliz ao saber que minha cidadezinha seria mostrada no programa! ^^
E, falando nela, que tal vermos fotos da decoração da cidade nesse momento? às vésperas do Natal, toda Rennes, e claro, outras cidades francesas como obviamente Paris, estão decoradas para o Natal. Desde as lojas, passando pelas feiras de Natal e a iluminação tipica! Falta so a neve para ficar perfeito!

Feira de Natal, com produtos tipicos dessa época invernal!
Luzes de Natal no centro de Rennes


Arvore de Natal em plena rua de Rennes




Vou ficando por aqui, desejando a todos um otimo Natal e um ano novo 2017 melhor ainda! Para fechar, deixo aqui a chanson du jourParis Champagne, de Luis Mariano. Porque se Paris é champagne e amor, o Natal e o Ano Novo também! Então, muito amor a todos, são meus votos para as festas e para 2017! Eu alias não vou passar na minha vida francesa, mas em Portugal. Mas, la é "dominio" de outra pessoa, do Luiz do Destino Portugal. Caso tenham curiosidade sobre esse pais! Bisous!

Salut: Oi!
N' est-ce pas: Né?
Non? : Não?
Chanson du jour: musica do dia
Bisous: Beijos

domingo, 20 de novembro de 2016

Il fait froid!

Bonjour! Para contradizer Passi em sua musica Il Fait Chaud, que fala do verão, estação mais aguardada pelos franceses, agora esta fazendo friiio! Neste exato momento, 13 graus celsius aqui em Rennes e em Paris. Mais um tempo chuvoso e de muito vento...o que faz ficar mais frio ainda...as arvores, tadinhas, estão perdendo as folhas com toda a força...enfim, é outono, bientôt inverno! Apesar do frio cada vez mais cortante, é uma estação muito bonta e poética...ha varias musicas que falam dela, como a célebre Les Feuilles Mortes, de Yves Montand, que ja foi tema musical aqui no blog.

Outono na Bretanha

Enfim, podem falar, estou sumida, para variar! Desde junho não dou as caras por aqui, ao menos não para escrever. Este ano escrevi muito pouco, esta sendo um ano intenso, com trabalho + faculdade (atualmente mestrado e na primeira parte do ano, formação em francês) e a inspiração e o tempo disponivel sofreram um pouco com isso...o que não deixa de ser boa noticia! Então, de junho para ca comecei o mestrado, dessa vez em Historia da Arte (antes eu estava em Arquitetura) e voltei para a casa onde eu morei em 2014.

Outono em Haute-Savoie
Esta bela (como vocês podem ver pelas fotos) estação não é a mais apreciada de todas, justamente porque indica o fim do verão e a aproximação do inverno...mas...quem não gosta de fazer uma batalha de folhas, de ver as cores das arvores mudando aos poucos, de verde a amarelo, depois a marrom, quiça branco (como na foto acima)...como eu disse, é uma estação poética e reflexiva.

Nessa estação, no mês passado estive em Paris e fui em alguns lugares no tempo em que pude ficar por la.
Primeiramente conheci Issy-les-Moulineaux, banlieue de Paris perto do centro de exposições da cidade (onde ha os salões, como o famoso salão do automovel) e onde ha restaurantes bons e baratos, com comidas do mundo inteiro. Em um dia comi japonês (o que no Brasil é sempre caro) e em outro, chinês (original, não aquelas patelarias que vendem no maximo yakissoba  - que aqui tem outro nome).
Dei um pulinho na Notre Dame, apenas o tempo de esperar meus ex-alunos de francês, que estavam de férias na cidade. Sempre é uma catedral linda de se ver, cheia de grupos turisticos desde cedo, inclusive brasileiros. Tentamos ir ao Centro Pompidou, mediateca e museu localizado no coeur de Paris, em um bairro que os parisienses chamam de Beaubourg (como também chamam o centro). O Pompidou esta nesse momento e até 23 de janeiro com a exposição, pela primeira vez na França, de René Magritte, famoso pintor surrealista belga (ja fui na casa dele em Bruxelles). Por esse motivo ( e por serem férias de outono) a fila tava absurdamente grande e lenta, e resolvemos então fazer nossa segunda programação do dia, que era ir à Primark, famosa loja très bon marché, que não é francesa à la base. Acredita se eu disser a vocês que passamos uma tarde inteira la? Sim, a loja é grande e cheia de gente...o ideal é chegar cedo, pois conforme vai ficando mais tarde, a fila (sim, tem fila!) para entrar vai ficando maior...mas, vale a pena! Sapatos, meias-calças a 3€, jeans a 17€ (tinha até mais barato)...tem um pouco (sem muita variedade) de maquiagem, tem peças intimas também...e roupas masculinas, femininas e infantis. Nos esbaldamos! Eu nem tanto, mas meus alunos que vieram do Brasil (sinônimo de tudo caro) pela primeira vez aqui, bastante! Depois desse exaustivo mas prazeroso passeio, nada melhor do que o famoso e ja conhecido por mim sorvete de flor! Antes tinha em poucos lugares, como na Rue Moufettard, mas agora é facil de encontra-lo por Paris!

Um caprichado sorvete em forma de flor!

Para terminar o dia, nada melhor do que uma fondue (por favor, se pronuncia "fondi"!)! Em um restaurante no 5ème arrondissement cujos garçons eram engraçados!
No dia seguinte, mais passeio! Dessa vez fomos à Montmartre, chamoso bairro antigamente boêmio e popular, hoje em dia bem turistico. Fomos assistir à missa na Sacré Coeur, belissima basilica no topo de Montmartre. A missa é bonita, com trechos em latim mas a maior parte em francês mesmo. A basilica é mais impressionante por fora do que por dentro. Depois descemos, vimos o restaurante de Amélie Poulain ( dica: filme do dia! O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e o Moulin Rouge.

Sacré Coeur de Paris
Depois nos despedimos pois eles iam se preparar para voltar ao Brasil e eu fui proximo à Gare Saint Lazare (onde tem as lojas de departamento de luxo, como Galeries Lafayettes) encontrar duas amigas francesas. Fomos no Starbuck' s e ficamos horas la - perfeito para um domingo de chuva, tinham varias outras pessoas la fazendo o mesmo.
No dia seguinte eu so tinha umas horinhas da manhã até a hora de pegar meu trem de volta. Fui então passear no cemitério, tério, tério tério rs, o famoso Père Lachaise. é muito bonito, tem tumbas de famosos, dos acidentados no vôo Paris-Rio de Janeiro em 2009, entre outras. Parece um parque, o passeio é agradavel, especialmente no outono, com as folhas sobre as lapides.
Outono em Paris
Nada funebre. Muito poético, como um belo outono. Então, a musica e o filme do dia ja foram, so falta os bisous de sempre! Bonne soirée!

Bonjour : Cumprimento em francês, não quer dizer apenas "bom dia", não.
Bientôt : Em breve
Banlieue: Periferia de Paris. Outras cidades vizinhas a ela que formam o Grand Paris.
Coeur : Coração
Très bon marché: Bem baratinho
à la base: a principio
Arrondissement: espécie de bairro, distrito de Paris.
Gare : Estação de trem
Sacré Coeur : Basilica Sagrado Coração
Notre Dame: Nossa Senhora (não existe so em Paris como a maioria pensa, não!)

domingo, 26 de junho de 2016

Bolsas de Estudo

Bonjour!


Eu queria que o assunto do dia fossem bolsas de estudos, dando continuidade a um post ja antigo, Ciências sem Fronteiras. Mas, como o governo federal esta quebrado, esse programa não vai ser mantido e as informações sobre bolsas que eu tinha parecem não ser mais de atualidade. Eu mesma procurei bolsa, e, como sempre, não achei. Para estrangeiros é bem mais dificil, e para brasileiros não tem muita opção. A bolsa mais simples, que não é muito alta mas ja ajuda, para obtê-la a familia da pessoa tem que morar na França ha no minimo dois anos, ou, se os pais são franceses, podem morar no exterior, mas têm que ter a nacionalidade.
Ha a Bourse d' excellence Eiffel, que é mais voltada para faculdades de engenharia, e é unicamente para estrangeiros. Para recebê-la, e é uma bolsa que paga bem, é preciso mostrar excelência acadêmica, ou seja, boas notas, premiações, etc.
Depois ha bolsas para certos cursos, certas faculdades ou certas regiões. No site do Campus France vocês podem se informar melhor. Pode mudar o idioma em cima à direita e depois clicar na parte rosa para que ele ache bolsas segundo seu perfil.

(Uma curiosidade: você sabia que a palavra bourse, em português significa apenas bolsas de estudos ou bolsa de valores? Bolsa de mulher se chama sac, que parece saco, e também pode ser usada com essa finalidade, mas é mais comum se referir como bolsa de mulher mesmo. Mais uma das inexatitudes da lingua francesa. Para ficar claro de que falamos de bolsa de mulher ( ou homem, por que não?), falamos "sac à main". Ja mochila também é sac, mas sac à dos.)

   Mas uma boa noticia apesar da triste noticia sobre a falta de bolsas, é que a Air France esta com promoção para o Brasil! Finalmente! Se comprar a passagem no mês de julho, para voos entre 01 de setembro e 15 de dezembro, se paga menos do que comprar para ou em outras épocas. Ta realmente barato, em outras épocas chega a ser o dobro. Eu aqui fazendo propaganda da Air France, mas acho que seria bom quem esta planejando vir aqui nessa época saber.
   O post ficou curto devido à falta de bolsas, mas, claro, se surgirem novidades em relação ao tema, eu posto aqui. Vamos finalizar com a chanson du jour? Hoje vai ser Marly-Gomont, de Kamini,  musica que deu origem ao nosso filme do dia.. A dica de filme du jour é um filme que acabei de assistir, que esta nas salas francesas nesse momento. Bienvenue à Marly-Gomont é uma comédia dramatica, que, além de ser engraçada como uma boa comédia, é tocante. Conta a historia da chegada da familia do humorista negro Kamini na França. Bonne séance! Bisous!

sexta-feira, 3 de junho de 2016

L' Alliance Normando-Tupi

Bonjour! Esse é um post que queria fazer faz tempo. Na verdade, ele sera baseado numa reportagem que saiu ha tempos na revista Veja sobre os 450 anos do Rio. Isso foi no inicio do ano passado. Para vocês verem como sou atrasada para escrever para vocês, mas guardo as ideias e, se tratando de um post de cunho mais historico, ainda é "atual".
   Antes disso, as novidades de sempre...esse site de ônibus que circula na Europa tem varias promoções legais, como ônibus a 1 euro! Não tem linha para todo lugar, não, mas ja quebra o galho para certains. E o site tem varias linguas disponiveis, no canto direito em cima.
   Voltando ao nosso assunto do dia, falei de vocês sobre a Normandia no post Normandia. Esse normando do titulo vem dessa região.
   O rei Henri II da França (não confundir com Henri II da Inglaterra), casado com Catherine de Médicis, governava na época. Ele reinou por 12 anos, até sua morte, como era comum aos reis.
   Foi esse rei que batizou a aliança com a colônia brasileira como aliança normando-tupi, titulo do nosso post ( e da reportagem-base). Em 1550 houve a famosa festa brasileira na cidade de Rouen, que, como falei aqui para vocês, é a capital da Normandia e cidade onde Joana d' Arc foi queimada. Nessa festa, a vida "selvagem" foi encenada, coreografada por 50 indios brasileiros. Foi a mais pomposa recepção a brasileiros na Europa, não superada até os dias de hoje.
   Henri II também enviou ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro, Nicolas de Villegagnon, que construiu um forte em uma ilha que até pouco levava seu nome, no meio da Baia de Guanabara.

Rei Henri II
  Aqui vamos falar dos franceses que ajudaram a construir a cidade do Rio de Janeiro desde essa época, ou dos brasileiros que,  inimigos dos franceses, a construiram igualmente.

   Estacio de Sa (1520-1567) - Foi Mem de Sa que começou a batalhar contra os franceses, mas, ao voltar para a capital da época, Salvador, Estacio de Sa, seu sobrinho, ocupou seu lugar nessa batalha. Foi o fundador da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Estacio de Sa
Nicolas Durand de Villegagnon (1510-1571) - Ja citado no inicio do artigo, o francês tem a ilha, que foi rebatizada, que portou seu nome durante séculos a fio. Em sua lapide esta escrito : "o mais célebre homem do mar do seu tempo". Ja tinha voltado para a França quando a mesma foi derrotada no Rio de Janeiro.

André Thevet ( 1516-1590) - Frade franciscano francês, que veio para a missão de Villegagnon, foi resposavel pelo registro em desenhos de indios caçando, de plantas, paisagens e a tomada do forte citado pelos portugueses.

André Thevet
Inês de Sousa (século XVI) - Mulher do governador Salvador Correia de Sa, ajudou a defender as praias cariocas dos franceses.

Jean de Contac (século XVI) -  Era um ex-frade dominicano francês que participou da tentativa de colonização francesa do Brasil conhecida como França Antartica. Suas teorias teologicas teriam levado a uma situação de conflito religioso na colônia, culminando com a expulsão dos colonos huguenotes  (bem como a execução de alguns deles). Mais tarde, o próprio Jean de Cointac teria sido expulso do Forte de Coligny, antigo nome do forte de Villegagnon.

Pierre Richier (1506- 1580) - Era pastor calvinista da missão de Villegagnon. Em 1577, oficiou o primeiro culto protestante no Brasil.

Antônio Salema ( morto em 1586) - Matou e escravizou milhares de indios tamoios, aliados dos franceses.

Jean-François Duclerc ( morto em 1711) - Chegou ao Rio de Janeiro em 1710 com mais de mil homens para saquear a cidade. Foram derrotados, sendo metade deles mortos ou feitos prisioneiros.
Duclerc


René Duguay-Trouin (1673-1736) - Desembarcou no Rio de Janeiro em 1711 com 5000 homens e 72 canhões. O maior ataque da historia colonial era um sucesso em menos de duas horas depois. Duguay-Trouin partiu meses depois levando sessenta navios mercantes, três embarcações pesadas de guerra, duas fragatas e um imenso lastro de metais preciosos e mercadorias. Os prejuizos ao Rio de Janeiro foram calculados em 25 milhões de libras.

   Então, gostaram do post diferente dos habituais? A dica de filme do dia vai ser então um filme sobre o tema, para vocês se aprofundarem ainda mais. Rouge Brésil, ou Vermelho Brasil, em português, é o nome do filme. A chanson du jour não tem a ver com o tema em si, mas vocês vão reconhecer: quando ela era sucesso na França, também era no Brasil. Então, ai vai Aïcha, do Khaled. Ela tem trechos em arabe e em francês. Bisous!

domingo, 29 de maio de 2016

Normandia

   Salut! Hoje venho com as novidades típicas de début de post. Descobri uma página muito legal, eles também têm um blog. É a Cave Saint Vincent, que está recolhendo rolhas de vinho para pesquisa contra o câncer. Não é bem legal? E hoje é dia das mães na França! Aqui se diz fête des mères, o que traduzindo seria festa das mães. Oportunidade de desejarmos de novo um feliz dia para essas pessoas tão especiais.



   Mas hoje o assunto vai ser outro. Vamos falar um pouco da Normandia. Essa região, que é meio conhecida pelas bandas brasileiras, é próxima da capital (tanto que, quando fui à Giverny, estava hospedada em Paris) e dá para o Canal da Mancha. Ou seja, suas aguas são frriias! rs
   Como falei para vocês, esse post vai se estender em varios posts sobre diferentes cidades da região. Mas posso começar com uma palhinha.

1 - Introdução à Normandia - Essa região é localizada no noroeste da França, como vocês podem ver no mapa seguinte:


   Ela conta com 5 departamentos, que são espécies de sub-estados. Creio eu que eu tenha conhecido pelo menos 4 deles, então conheci bem a região. Quando se passa de um departamento a outro, ha uma plaquinha indicando.
   A região é conhecida por três razões: a relação que os pintores, em especial os impressionistas, tinham com ela, a ponto de la se alojarem, e por ser local do desembarque das tropas aliadas, na guerra de 1939-45. Hoje em dia esse legado é bem forte, como com a presença de varios museus com o tema de guerra, alguns locais onde é possivel ainda ver bunkers e outros elementos da guerra e com o Festival Normandia Impressionista, que esta na sua terceira edição e vai até dia 26 de setembro. Essa região é também local de desague do famoso rio Sena, rio que cruza Paris e encontra o mar em uma cidade chamada Le Havre, porto este que foi também pintado pelos impressionistas...ei, estamos num circulo nesse post! Um circulo cultural, é claro! A terceira razão, não menos nobre nem menos cultural, é a localização do famoso Mont Saint Michel, talvez depois de Paris o ponto mais conhecido da França. Ha contovérsias sobre esse ultimo. Os bretões dizem que o Mont Saint Michel pertence à Bretanha, enquanto os Normands dizem que o mesmo pertence à Normandia. Oficialmente ele faz parte da Normandia, mas é bem na divisa mesmo, sendo muitas vezes mais proximo ir da Bretanha para la do que da propria Normandia.

Mont Saint Michel

   Falando da minha passagem pela Normandia, conheci varias cidades. Hoje vou so citar, em breve falo mais detalhadamente delas. Sao elas: Giverny, Rouen, em que fui duas vezes, évreux, duas vezes também, Le Havre (so de passagem pela famosa ponte, duas vezes também), Deauville, Trouville, Tourgeville, Benerville-sur-Mer, Bayeux, Caen, Colleville-sur-Mer, Vierville-sur-Mer, étretat e Breteville du Grand Caux. São 13 cidades realmente visitadas, ja que Le Havre foi so de passagem. Hoje vou so dar uma palhinha delas. Voici:

Giverny

Rouen
Bayeux
Caen
Colleville-sur-Mer
Vierville-sur-Mer

Le Havre
Breteville du Grand Caux
étretat
évreux

   Ufa! Então, foram essas cidades que conheci! Não são lindas? Vou ficando por aqui, sem deixar é claro de lançar a chanson du jour. Hoje vai ser Mon Mec à Moi, de Patricia Kaas. Essa musica ficou na minha cabeça desde que uma colega de faculdade a cantou lindamente na festa de final de semestre. Curioso é que fizeram o clipe dela com cenas de Gainsbourg - O Homem que Amava as Mulheres, que no original é Gainsbourg - Vie Heroïque. Como vocês podem ver pelo titulo, conta a vida do cantor-compositor Serge Gainsbourg, ja muito falado aqui no blog. Então fico por aqui, à une prochaine!

sexta-feira, 27 de maio de 2016

En ce jour si charmant...

   Bonjour! Nossa, quanto tempo, nao é? Desde dezembro nao vinha aqui escrever para vocês...que ja sabem que sou meio relapsa com o blog, nao por falta de vontade ou de assunto, mas por falta de tempo mesmo.
   Primeiramente queria me desculpar pela falta de acento em certas palavras...meu computador agora é francês, portanto o teclado também é. E o teclado francês é bem diferente do americano, que usamos no Brasil, principalmente para as acentuações. Ops, acabei de aprender a fazer o til! :)
   Em segundo lugar, fiz questão de vir publicar aqui pois no ultimo dia 25 de maio o blog completou seus 3 anos de existência! Quel bonheur! 3 aninhos de momentos felizes e compartilhados com vocês! Que tal um bolo para a data?


   Sou relapsa por aqui, mas publico todo dia na Fã Page de Ma Vie Française. Se quiserem acompanhar minha saga, ou se informar sobre a cultura francesa, no Brasil ou ailleurs, ou ainda sobre a cultura brasileira na França, esse é o lugar certo para isso!
   Então, nesses 6 meses sem escrever muita coisa (como sempre) aconteceu. Me mudei do Pays de la Loire de volta à Bretagne, minha região por adoção. Aqui comecei e ja terminei uma formação, arrumei trabalho. Em alguns fins de semana, em especial nos prolongados, fui duas vezes na Normandie. Ja falei sobre o tema aqui, mas as regiões francesas são como nossos estados brasileiros. Ou seja, tenho bastante assunto toujours sobre a França para dévoiler para vocês!
   Mas, antes de fazer posts sobre essa região da França em geral ( inclusive estou ha tempos esperando um post especial de um amigo sobre a região zzz), tinha que fazer esse post.
   Nesse meio tempo também ganhei uma concorrente (ou sera pupila?) Minha eterna aluna Juliana criou em parceria com uma amiga esse Fui não volto, blog de viagens que conta com as dicas das duas. Falando em viagens, hoje achei essas dicas valiosas para fazer as malas. Bem util para qualquer viajante, seja de primeira ou de inumeras viagens.
   E, se você como eu gosta de patrimônios, a França é um berço cheio deles! Confira no site oficial de monumentos franceses.
   Gostei muito do ultimo post que fiz aqui, sobre o filme O Pequeno Principe. E me deixou a ideia de não apenas terminar o post com a chanson du jour, mas também com a dica de filme du jour. O que acham da ideia? Dificil vai ser escolher um filme entre todos os franceses que ja vi...em breve dicas de um especialista em cinema! A musica então dessa vez não sera francesa, mas com algumas touches de français...como au revoir, c' est la vie e uma semana em Paris...de Bluebell, A Mulher Solteira e o Homem Pavão. Ela alias usa varias expressões em francês, não é a unica musica em que ela faz isso, não.
   O filme du jour vai ser então uma obra francesa e italiana, que se passa em Paris com a atriz francesa Maria Schneider e o otimo Marlon Brando, falando francês fofo com sotaque. Confiram então O Ultimo Tango em Paris, de 1972. Atenção, o filme foi um escândalo na época! Eu aproveito para sair à francesa depois dessa! Bisous, bisous!