Outono na Bretanha |
Enfim, podem falar, estou sumida, para variar! Desde junho não dou as caras por aqui, ao menos não para escrever. Este ano escrevi muito pouco, esta sendo um ano intenso, com trabalho + faculdade (atualmente mestrado e na primeira parte do ano, formação em francês) e a inspiração e o tempo disponivel sofreram um pouco com isso...o que não deixa de ser boa noticia! Então, de junho para ca comecei o mestrado, dessa vez em Historia da Arte (antes eu estava em Arquitetura) e voltei para a casa onde eu morei em 2014.
Outono em Haute-Savoie |
Nessa estação, no mês passado estive em Paris e fui em alguns lugares no tempo em que pude ficar por la.
Primeiramente conheci Issy-les-Moulineaux, banlieue de Paris perto do centro de exposições da cidade (onde ha os salões, como o famoso salão do automovel) e onde ha restaurantes bons e baratos, com comidas do mundo inteiro. Em um dia comi japonês (o que no Brasil é sempre caro) e em outro, chinês (original, não aquelas patelarias que vendem no maximo yakissoba - que aqui tem outro nome).
Dei um pulinho na Notre Dame, apenas o tempo de esperar meus ex-alunos de francês, que estavam de férias na cidade. Sempre é uma catedral linda de se ver, cheia de grupos turisticos desde cedo, inclusive brasileiros. Tentamos ir ao Centro Pompidou, mediateca e museu localizado no coeur de Paris, em um bairro que os parisienses chamam de Beaubourg (como também chamam o centro). O Pompidou esta nesse momento e até 23 de janeiro com a exposição, pela primeira vez na França, de René Magritte, famoso pintor surrealista belga (ja fui na casa dele em Bruxelles). Por esse motivo ( e por serem férias de outono) a fila tava absurdamente grande e lenta, e resolvemos então fazer nossa segunda programação do dia, que era ir à Primark, famosa loja très bon marché, que não é francesa à la base. Acredita se eu disser a vocês que passamos uma tarde inteira la? Sim, a loja é grande e cheia de gente...o ideal é chegar cedo, pois conforme vai ficando mais tarde, a fila (sim, tem fila!) para entrar vai ficando maior...mas, vale a pena! Sapatos, meias-calças a 3€, jeans a 17€ (tinha até mais barato)...tem um pouco (sem muita variedade) de maquiagem, tem peças intimas também...e roupas masculinas, femininas e infantis. Nos esbaldamos! Eu nem tanto, mas meus alunos que vieram do Brasil (sinônimo de tudo caro) pela primeira vez aqui, bastante! Depois desse exaustivo mas prazeroso passeio, nada melhor do que o famoso e ja conhecido por mim sorvete de flor! Antes tinha em poucos lugares, como na Rue Moufettard, mas agora é facil de encontra-lo por Paris!
Um caprichado sorvete em forma de flor! |
Para terminar o dia, nada melhor do que uma fondue (por favor, se pronuncia "fondi"!)! Em um restaurante no 5ème arrondissement cujos garçons eram engraçados!
No dia seguinte, mais passeio! Dessa vez fomos à Montmartre, chamoso bairro antigamente boêmio e popular, hoje em dia bem turistico. Fomos assistir à missa na Sacré Coeur, belissima basilica no topo de Montmartre. A missa é bonita, com trechos em latim mas a maior parte em francês mesmo. A basilica é mais impressionante por fora do que por dentro. Depois descemos, vimos o restaurante de Amélie Poulain ( dica: filme do dia! O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e o Moulin Rouge.
Sacré Coeur de Paris |
No dia seguinte eu so tinha umas horinhas da manhã até a hora de pegar meu trem de volta. Fui então passear no cemitério, tério, tério tério rs, o famoso Père Lachaise. é muito bonito, tem tumbas de famosos, dos acidentados no vôo Paris-Rio de Janeiro em 2009, entre outras. Parece um parque, o passeio é agradavel, especialmente no outono, com as folhas sobre as lapides.
Outono em Paris |
Bonjour : Cumprimento em francês, não quer dizer apenas "bom dia", não.
Bientôt : Em breve
Banlieue: Periferia de Paris. Outras cidades vizinhas a ela que formam o Grand Paris.
Coeur : Coração
Très bon marché: Bem baratinho
à la base: a principio
Arrondissement: espécie de bairro, distrito de Paris.
Gare : Estação de trem
Sacré Coeur : Basilica Sagrado Coração
Notre Dame: Nossa Senhora (não existe so em Paris como a maioria pensa, não!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário