domingo, 29 de maio de 2016

Normandia

   Salut! Hoje venho com as novidades típicas de début de post. Descobri uma página muito legal, eles também têm um blog. É a Cave Saint Vincent, que está recolhendo rolhas de vinho para pesquisa contra o câncer. Não é bem legal? E hoje é dia das mães na França! Aqui se diz fête des mères, o que traduzindo seria festa das mães. Oportunidade de desejarmos de novo um feliz dia para essas pessoas tão especiais.



   Mas hoje o assunto vai ser outro. Vamos falar um pouco da Normandia. Essa região, que é meio conhecida pelas bandas brasileiras, é próxima da capital (tanto que, quando fui à Giverny, estava hospedada em Paris) e dá para o Canal da Mancha. Ou seja, suas aguas são frriias! rs
   Como falei para vocês, esse post vai se estender em varios posts sobre diferentes cidades da região. Mas posso começar com uma palhinha.

1 - Introdução à Normandia - Essa região é localizada no noroeste da França, como vocês podem ver no mapa seguinte:


   Ela conta com 5 departamentos, que são espécies de sub-estados. Creio eu que eu tenha conhecido pelo menos 4 deles, então conheci bem a região. Quando se passa de um departamento a outro, ha uma plaquinha indicando.
   A região é conhecida por três razões: a relação que os pintores, em especial os impressionistas, tinham com ela, a ponto de la se alojarem, e por ser local do desembarque das tropas aliadas, na guerra de 1939-45. Hoje em dia esse legado é bem forte, como com a presença de varios museus com o tema de guerra, alguns locais onde é possivel ainda ver bunkers e outros elementos da guerra e com o Festival Normandia Impressionista, que esta na sua terceira edição e vai até dia 26 de setembro. Essa região é também local de desague do famoso rio Sena, rio que cruza Paris e encontra o mar em uma cidade chamada Le Havre, porto este que foi também pintado pelos impressionistas...ei, estamos num circulo nesse post! Um circulo cultural, é claro! A terceira razão, não menos nobre nem menos cultural, é a localização do famoso Mont Saint Michel, talvez depois de Paris o ponto mais conhecido da França. Ha contovérsias sobre esse ultimo. Os bretões dizem que o Mont Saint Michel pertence à Bretanha, enquanto os Normands dizem que o mesmo pertence à Normandia. Oficialmente ele faz parte da Normandia, mas é bem na divisa mesmo, sendo muitas vezes mais proximo ir da Bretanha para la do que da propria Normandia.

Mont Saint Michel

   Falando da minha passagem pela Normandia, conheci varias cidades. Hoje vou so citar, em breve falo mais detalhadamente delas. Sao elas: Giverny, Rouen, em que fui duas vezes, évreux, duas vezes também, Le Havre (so de passagem pela famosa ponte, duas vezes também), Deauville, Trouville, Tourgeville, Benerville-sur-Mer, Bayeux, Caen, Colleville-sur-Mer, Vierville-sur-Mer, étretat e Breteville du Grand Caux. São 13 cidades realmente visitadas, ja que Le Havre foi so de passagem. Hoje vou so dar uma palhinha delas. Voici:

Giverny

Rouen
Bayeux
Caen
Colleville-sur-Mer
Vierville-sur-Mer

Le Havre
Breteville du Grand Caux
étretat
évreux

   Ufa! Então, foram essas cidades que conheci! Não são lindas? Vou ficando por aqui, sem deixar é claro de lançar a chanson du jour. Hoje vai ser Mon Mec à Moi, de Patricia Kaas. Essa musica ficou na minha cabeça desde que uma colega de faculdade a cantou lindamente na festa de final de semestre. Curioso é que fizeram o clipe dela com cenas de Gainsbourg - O Homem que Amava as Mulheres, que no original é Gainsbourg - Vie Heroïque. Como vocês podem ver pelo titulo, conta a vida do cantor-compositor Serge Gainsbourg, ja muito falado aqui no blog. Então fico por aqui, à une prochaine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário