Hoje gostaria de falar um pouco sobre filmes franceses. Não é um assunto novo aqui no blog. Quando têm novidades sobre o assunto, posto alguma coisa. Mas, dessa vez o post é inspirado em um post da querida Thamyrez do Casa Design Studio. Ela postou sobre um fim de semana dela em que ela assistiu o filme "O Pequeno Príncipe". Eu, que já tinha vontade de assistir, fiquei com mais soif (sede) de assistí-lo, e foi o que eu fiz!
Ultimamente tenho assistido praticamente um filme por dia. Muitos deles, claro, são franceses. Além de eu adorar o cinema francês, estou na França, então nada melhor. Quem sabe não teremos um especialista em cinema para escrever para a gente? Se der certo, vocês vão ter um post sobre algum clássico ou contemporâneo francês fresquinho para vocês :)
O último filme francês que assisti foi um desenho, um clássico francês que até os brasileiros conhecem. Foi Astérix e Obélix, no caso, "Astérix e Obélix e o domínio de Deus". Não sei se em português é exatamente essa tradução, mas em francês é isso.
Mas vamos falar sobre a delícia de filme que é "O Pequeno Príncipe". Baseado na história original, obra-prima de Antoine de Saint-Éxupery, que era, entre outras profissões, aviador. Ele viajou para a África e nunca mais voltou. No sentido de: seu avião se perdeu por aí e ele nunca foi encontrado. Será que ele encontrou o Pequeno Príncipe? Para entender melhor, não deixem de assistir esse filme, ou ainda de ler a obra na qual ele foi inspirado.
Livro no qual o filme se baseia |
Apesar de ser um desenho, a história, principalmente a original, é mais voltada para adultos do que para crianças. Eu mesma comecei a ler quando era criança, não entendi muito bem e abandonei a leitura. Só voltei a ler depois de adulta. É muito inspirador, tanto que se tornou um clássico da literatura, com diversas passagens do livro conhecidas e reproduzidas por aí.
O filme trata da história de uma menina que tem a vida programada pela mãe. Ela faz tudo "certinho" até o dia em que conhece seu vizinho, um velho aviador que tem uma casa e uma maneira para ela e para a vizinhança "excêntrica" de ser.
Mas essa maneira especial conquista aos poucos a menina, depois que ela começa a ler os manuscritos contando a história do pequeno príncipe, contada pelo aviador. Eles se aproximam e dá-se início a uma bela amizade, em que a história original vai sendo contada aos poucos. Vocês podem ver o trailer do Pequeno Príncipe aqui, só clicar no link.
Não vou contar mais ou vai estragar a história, mas eu chorei! É emocionante. Fofo e bem-feito.
Algum dia conto mais sobre outros filmes franceses que assisti...ih...lista gigante! Hoje vamos ficar com "Le Petit Prince" e a chanson du jour vai ser Suis-moi, de Camille, que está na trilha sonora do filme. Que é igualmente fofa. Vocês podem achar a trilha sonora facilmente no youtube. Bisous et à la prochaine!
"O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração." |
Nenhum comentário:
Postar um comentário