domingo, 7 de junho de 2015

Dos Estudos na França

Salut! Dando continuidade ao nosso post sobre a preparação dos estudos na França, vamos falar de outros dados.
Custo dos Estudos: Custo anual estimado: (consultar o post anterior, Preparando os Estudos na França, em que eu explico o que são cada uma das faculdades da qual vou falar agora).
- Universidades - de 200 a 400 euros
- Escolas de Arquitetura - de 400 a 900 euros
- Escolas de Engenharia - 600 euros
- Escolas Privadas - de 5000 a 12000 euros
Seguro Obrigatório: O regime de seguridade social (em francês, sécurité sociale) é obrigatório para todos os estudantes e a inscrição é realizada no momento da matrícula na universidade. O custo desse seguro é de 200 euros ao ano.
Custo de Vida: Estima-se que um estudante pode viver com 800 a 1000 euros por mês, considerando as cidades menores com valor mais baixo e as cidades maiores, como a capital Paris, com custo mais elevado. Somando todas as minhas contas, inclusive taxas anuais como a da sécurité sociale e dividindo o valor da inscrição na faculdade, dava por aí mesmo.
Existem auxílios e descontos especiais para os estudantes (existem mais para os menores de 26 anos), como auxílio-moradia, os passes anuais ou mensais de transporte, os restaurantes universitários (RU´s) e as residências universitárias.
Visto de Estudante: Para realizar um curso de mais de 90 dias (3 meses) na França, é necessário solicitar um visto de estudante. Realizar o procedimento Campus France é etapa pré-consular obrigatória para validar seu projeto de estudos antes da solicitação do visto do consulado. Há diferenças de visto para bolsistas e não-bolsistas, que podem ser consultadas no Entrar na França.
Bolsas de Estudos: Tema do nosso próximo post, vamos fazer uma pequena introdução aqui.
Existem na França mais de 190 programas de bolsas de estudos na França destinados a estudantes brasileiros (embora quando eu estava lá nenhuma delas servia para mim). O catálogo Campus Bourses reúne esses programas em um motor de pesquisa online disponível no site do Campus France, aqui em cima.
É possível agendar uma visita para orientação em relação aos estudos na França, se você mora em São Paulo. O endereço é Alameda Jaú, 1208, Jardins (metrô Trianon-MASP). e-mail: brasil@campusfrance.org.
Nas outras cidades, o Campus France trabalha em parceria com as Alianças Francesas.
Bom, por hoje é só, pessoal! Vamos de chanson du jour? Ou melhor, uma apresentação de um músico em Paris que achei na internet dia desses. É o seguinte: Música nas ruas de Paris. Bisous!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Preparando os Estudos na França

Oba! Feriado no Brasil! Mês passado foi a vez da França ter praticamente um feriado por semana. A verdade é que esse ano é cheio de feriados que caem em dias úteis. Ano passado muito caíam no sábado ou no domingo. Mas esse não é o tema do nosso post de hoje. Primeiramente, um amigo meu que passou um mês em Paris e circulou um pouco pela França durante esse tempo, ficou de preparar um post contando sobre a experiência dele. Quanto a minha amiga que está na Europa no momento, nenhum sinal ainda. Vamos então dar continuidade aos nossos posts informativos sobre a preparação para os estudos na França. Acho que fiz na ordem errada, primeiro deveria ter feito esse post, e só depois falar sobre o Ciências sem Fronteiras. Mas, le mal est fait, vamos dar continuidade.
Vamos entender como se passam os estudos na França. Muita gente tem essa dúvida.
Os diplomas franceses superiores seguem um quadro comum feito na Europa há alguns anos. Então ele é composto de três ciclos: a Licence, que é obtida em 3 anos; o Master, que é obtido em 2 anos, sendo uma continuação da Licence; e o Doctorat, que é apenas acessível a quem já tem o Master completo. O primeiro equivale a nossa licenciatura ou bacharelado. O segundo, ao nosso mestrado. Já o último, ao doutorado.
Sobre as intituições de ensino: Existem as Universidades, que são públicas e possuem mais de um curso, que oferecem os três ciclos. Há as Escolas de Engenharia, que são públicas, com dois anos de estudos preparatórios seguidos de 3 anos de engenharia, com obtenção do diploma de engenheiro nível Master após os 5 anos de estudo. Há ainda as Escolas de Arquitetura, que são públicas, com obtenção do diploma de arquiteto ao fim do ciclo de 5 anos de estudo. E, para finalizar, existem as chamadas Grandes Écoles os Escolas Especializadas, que podem ser públicas ou privadas, com cursos de 5 anos e obtenção de diploma nível Master. Elas abrangem áreas específicas, como Administração e Negócios, Estudos Políticos, Artes Plásticas, Design, entre outros.
Como se inscrever? Pelo Campus France, que é a agência do governo francês para a mobilidade internacional (mais conhecido como intercâmbio). Ele é Departamento do Instituto Francês do Brasil e sua missão é informar e orientar os interessados em realizar estudos superiores e pesquisa na França. Da escolha do curso até a solicitação do visto de estudante, o Campus France acompanha as etapas de preparação para os estudos na França.
Então, essa é a primeira parte da preparação dos estudos na França. Em breve farei um post dando continuidade às informações. A chanson du jour não tem a ver com o tema nem é em francês, mas o clipe oficial se passa em Paris, então resolvi postá-la. É Let´s Make Love, de Faith Hill e Tim McGraw. Profitez-en!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ciências Sem Fronteiras na França

Salut! Este post lembra outros que já escrevi sobre os estudos na França, afinal esse é o tema do nosso blog, n´est-ce pas? Mas pode deixar que não vou repetir assunto. Na verdade foram as questões de uma aluna sobre o tema que me inspiraram a reescrever sobre o mesmo. Agora, baseada em informações que achei na Médiathèque da Maison de France, localizada no centro do Rio de Janeiro.
Primeiramente, como prometido, aí vai a minha entrevista para o consulado, dessa vez em versão em português. Espero que gostem! É a mesma coisa que a versão em francês, mas para quem ainda não fala a língua de Molière. Outra novidade é a Culturethèque, um serviço online com aplicativos, revistas, livros, filmes, histórias em quadrinhos voltadas para o público de todas as idades. É mais voltado para professores mas pas que. Tem que fazer inscrição anual na Médiathèque da Maison, da qual falei no início do post.
   Uma vez eu tinha publicado falando que não tinha muitas informações sobre o Ciências sem Fronteiras, mas dei uma pesquisada, pontualmente sobre os estudos na França. Primeiramente, é preciso entrar no site indicado aí em cima. As informações lá são detalhadas e sempre atualizadas. Então, vamos ao passo-a-passo?
- Se inscrever no site do Ciências sem Fronteiras
- Observar se sua faculdade brasileira participa do programa. O Ciências sem Fronteiras é um programa ligado à faculdades brasileiras. Ou seja, ir como eu fui, de candidatura espontânea, faz com que você não possa participar do programa. Tem que estar regularmente matriculado numa universidade brasileira.
- A faculdade brasileira vai confirmar sua candidatura.
- Pré-seleção e classificação da Capes: a seleção ocorre conforme os critérios divulgados no edital oficial.
- No caso da França, no qual estamos falando aqui, inscrição no Campus France.
- Ao entrar no site do Campus France, deve-se indicar as universidades de destino desejada por vocês.
- Criação do dossiê pré-consular no mesmo site.
- Resultado final: depois de escolhidos e alocados, os estudantes devem confirmar o procedimento pré-consular junto ao Campus France.

Para isso, existem alguns pré-requisitos. São eles:

- Ser brasileiro ou naturalizado.
- Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciências sem Fronteiras.
- Ter sido classificado no ENEM com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009.
- Possuir bom desempenho acadêmico.
- Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação.
- Teste de proficiência na língua francesa com o nível mínimo A2.

É dada preferência aos alunos que foram agraciados com prêmios em olimpíadas científicas no Brasil ou no exterior e alunos que já foram contemplados com bolsa de iniciação científica ou tecnológica do CNPq ou do PIBID da CAPES.
Os benefícios são:
- Bolsa da Graduação sanduíche de 870 euros mensais.
- Seguro saúde de 90 euros por mês.
- Auxílio instalação de 1320 euros.
- Auxílio material didático de 1000 euros (para compra de material didático, computador portátil ou tablet).
- Auxílio deslocamento: passagem aérea de ida e volta .
- Estágio linguístico intensivo de francês para estudantes que não obtiveram o nível de proficiência B2, mas cumpriram os outros pré-requisitos. (Já para o mestrado e doutorado, é obrigatório o nível mínimo de proficiência B2).

Então, como vocês podem ver, tem vários itens a serem considerados na hora de fazer uma candidatura. Vamos terminar por aqui, em breve trago mais novidades sobre os estudos na França. A chanson du jour será a intrumental French, de Phronesis. Bon après-midi!